II EPEGEO+ é realizado no Campus Caxias

Por em 3 de julho de 2023

Foi realizado, nos dias 26 e 27, no Auditório Leôncio Magno e diversas salas do Campus Caxias, o II EPEGEO + (Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia). Organizado pelo CAGEO (Centro Acadêmico de Geografia Professor Josafá Ribeiro), o evento teve como tema “Entre Textos e Contextos: Qual o lugar da Geografia no mundo atual?”. Acadêmicos de Geografia do Campus UEMA de Coroatá estiveram presentes.

O II EPEGEO + recebeu apoio da Diretora do Campus, Profa. Dra. Valéria Cristina, PROEXAE (Pró – Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis) e do DHG (Departamento de História e Geografia).

Na tarde do dia 26, logo após o credenciamento dos participantes, foram realizados diversos minicursos e relatos de experiências e trabalhos, que eram avaliados. Alguns deles foram: “Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: (Re)inventando em comunidades carentes”; “Geografia e Literatura: ver e sentir o lugar”; “O Ensino da cidade de Caxias a partir do espaço urbano”.

À noite ocorreu a palestra “Ensino de Geografia em sala de aula: práticas e estratégias no cenário atual”. Ela foi proferida pelo Prof. Dr. Igor de Araújo Pinheiro (SEDUC – PI – Secretaria de Educação do Piauí) e a Profa. Me. Ariane Silva de Sousa (SEDUC-PI e Secretaria Municipal de Educação de Barras – PI).

A professora Ariane falou: “Precisamos saber qual o perfil de nossos estudantes da Educação Básica e como a Geografia Escolar é oferecida na Educação Infantil. Devemos ofertar um conhecimento sistematizado a partir do cotidiano dos alunos. Não é só o espaço que garante o entendimento, mas a interação. Temos que descobrir se o aluno gosta de Geografia e como ele é acolhido na Educação Básica. Não podemos esquecer os aspectos cognitivos, a inclusão. A universidade, além de identificar os problemas, deve reduzí-los, intervir”, acredita.

Para o professor Igor: “O aluno tem que entender que existem realidades diferentes, mas pontos em comum. Seu cotidiano tem relação com outras escalas. A Geografia é a ciência do “onde”. A construção do conhecimento se dá pela mediação de signos e símbolos”, explicou. Para o ele, é preciso problematizar as questões, saber onde, por que, fazer relação com outros espaços. Ao sistematizar, é preciso mobilizar situações de aprendizagem sobre o espaço geográfico. No momento de sintetizar, o aluno deve elaborar textos com linguagens ligadas à Geografia, articular conceitos. É necessário trabalhar uma Geografia viva com outras áreas de conhecimento.

O Prof. Me. Manoel do Nascimento Barradas, Chefe do DHG (Departamento de História e Geografia) do Campus Caxias, se manifestou: “Na sala de aula se aprende a conviver de modo social. Sintam-se irmanados com nosso curso. Sou um eterno aprendiz. Jamais esqueçam de somar um ao outro”, ressaltou.

No segundo dia, à tarde, as apresentações de trabalhos tiveram continuidade e, em seguida, eram formados grupos de discussão. Entre elas podemos citar: “Vulnerabilidade Sócio-Ambiental: a Educação Social como saída para os problemas rurais do município de Coroatá” e “Resíduos Sólidos domésticos: como resolver?”

À noite houve a palestra de encerramento, onde se abordou o assunto “Formação de professores, Ensino de Geografia e Currículo”, feita pelo Prof. Dr. Lineu Aparecido Paz e Silva: “Quando se trabalha com processo de formação em Geografia temos que saber o que é ser professor, qual a nossa responsabilidade, pois muitos entram no curso sem essa noção. Muito da nossa personalidade não pode perpassar na sala. É preciso entender que o futuro professor viverá a realidade da Geografia Escolar, que é diferente da realidade universitária. Por isso ele deve conversar com professores mais experientes, participar de eventos de extensão, congressos, ações que enriquecem o curso”, destacou.

Ele prosseguiu, dizendo que o currículo tem relação com o processo formativo. Esse processo envolve questões como uso de metodologias ativas, lidar com realidades diferentes de alunos e instituições. É preciso atrair a atenção do aluno, para que ele perceba a aula e saber trabalhar as tecnologias digitais ajuda nisso, dá uma nova vida ao processo.

O acadêmico Isael Pinheiro, do 4º período do Curso de Geografia do Campus Caxias, se pronunciou: “Esse encontro é engrandecedor, inovador para a casa e para o curso. Que aproveitemos esse evento para adquirir mais conhecimento e, posteriormente, possamos expandi-lo”, espera.

Em seguida ocorreu o sorteio de brindes, entrega de lembranças e fez-se a premiação das equipes que apresentaram os melhores trabalhos.

Premiados que abordaram a área da Educação Ambiental:

1º lugar – “O lixão a céu aberto do município de Coroatá (MA) e a sua importância na Educação Ambiental”, com autoria de Carlos André; Alícia de Souza; Francisca Tailane, e orientação da professora Sara Raquel.

2º lugar – “Educação Ambiental: a ludicidade como possibilidade metodológica para crianças”, de Alícia Souza, Ana Cleide e Ericka, com orientação da professora Sara Raquel.

Premiados  da área de Ensino:

1º lugar – “A história em quadrinhos como recurso facilitador da aprendizagem significativa: uma perspectiva inclusiva para a deficiência visual”, feito por Aline Maria; Ádila Eloísa; Emyle dos Anjos e Bartira.

2º lugar – “Gestão Escolar e Desigualdade Social na Escola Pública”, de Grasiele Sara; Francisca Weslane, Valdelane e Patrícia Barbosa.

Por: Emanuel Pereira