Graduação de excelência: Uema possui cursos com avaliação máxima; veja quais são

Por em 4 de julho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) possui três cursos de graduação com avaliação máxima concedida pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Maranhão (CEE/MA) e, ainda, pelo Exame Nacional de Desempenhos de Estudantes (ENADE).

Os três cursos superiores que foram avaliados com nota 5 (pontuação máxima) foram:

– Administração

– Letras / Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas

– Histórias

Segundo a Pró-Reitoria de Graduação (PROG), as notas máximas obtidas são um reflexo da excelência no cumprimento das metas estabelecidas pela instituição para ofertar a melhor estrutura aos estudantes da Uema em todos os cursos.

“Talvez o impacto de maior relevância das notas máximas, 5, atribuídas a um curso seja o reconhecimento público da qualidade desse curso. Cursos com notas máximas refletem a excelência no cumprimento das metas estabelecidas pelas respectivas áreas. Por outro lado, cursos que focam seus currículos nas exigências locais, que têm linhas um pouco divergentes dos objetivos gerais, sem se distanciar deles, é claro, como muitos dos que nossa IES possui, demonstram bom desempenho nos sistemas de avaliação, como os de nota 4, por exemplo”, afirma a pró-reitora de graduação, profª Mônica Piccolo.

Ao longo de todos os anos, a PROG atua em suas frentes para orientar a estruturação dos cursos, já que a cada ciclo formativo os cursos devem rever seus objetivos, suas metas, suas metodologias, grade curricular enfim, avaliar a formação ofertada aos graduandos, traçando assim outros caminhos que visem melhorar essa formação.

“A PROG vem atuando diretamente nos Núcleos Estruturantes formado pelos professores de cada curso, que é o responsável pelo diagnóstico que resultou na nota obtida. Nesse momento buscam-se soluções possíveis para o item avaliado, buscando-se equalizar metas e meios de se buscá-las. O resultado é um Projeto Pedagógico de Curso-PPC focado nas carências e potencialidades que deve apresentar melhoras na próxima avaliação”, explica a pró-reitora.

Há, ainda, outra frente alinhada ao PPC, relacionada à característica fundamental dos cursos que deve considerar os parâmetros da área e as características locais, para que não haja um distanciamento na formação geral do discente. “Aqui faz-se diretamente com os professores uma construção participativa visando alinhar a formação com os quesitos exigidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), aplicado ao final da formação de cada turma”, compartilha a pró-reitora Mônica Piccolo.

Por: Anne Cascaes