Embaixador da Áustria visita a Uema e participa de reunião para firmar parcerias

Por em 5 de julho de 2023

Na última terça-feira (04) aconteceu a visita do Embaixador da Áustria, Dr.Stefan Scholz as instalações da Universidade Estadual do Maranhão. Na ocasião o excelentíssimo conheceu o INPE ( Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) do qual o prédio fica localizado na Uema, foram apresentados todos os aparelhos, suas devidas funções e como é feito o trabalho na prática.

Após conhecer as instalações do INPE, o embaixador se dirigiu a reitoria da Universidade para uma reunião com o Reitor, Vice- reitor e representantes da SRI ( Superintendência de Relações Internacionais) , a pauta discutida foi: cooperações e parcerias entre a UEMA e a República da Áustria, e Universidades.

De acordo com os presentes , a reunião foi muito positiva já que o excelentíssimo embaixador  apresentou diversas possibilidades de expansão para  a universidade, se mostrando uma pessoa extremamente acessível.“ Este foi um momento significativo para a Universidade Estadual do Maranhão, principalmente para a internacionalização da instituição, nesse encontro o embaixador nos colocou  em contato com alguns projetos de pesquisa, dessa forma podemos mostrar a a instituição para o mundo e divulgar projetos que são desenvolvidos diariamente aqui na nossa universidade”, afirmou Walter Canales, reitor da Uema.

“Trocamos contatos de projetos de pesquisa e agora o próximo passo é buscar concretizar um acordo de mobilidade, já que pesquisadores e professores da Áustria tem interesse em vir até aqui”, disse o Prof. Dr. Silas Nogueira Melo, Superintendente de Relações Internacionais.

” Este encontro sobre essa visão mais profissional da internacionalização da sua universidade foi uma agradável surpresa. Tive a honra de conhecer vossa excelência, o magnífico reitor, o vice-reitor e a grande parte do corpo docente. Nós concordamos em facilitar o contato (entre a UEMA) e um número de professores de universidades da Áustria que já tiveram contatos anteriores com o Brasil. Isso porque o idioma é fundamental, e é preciso que eles entendam e tenham um bom domínio do português. E as ideias que focamos foram principalmente em estudos de doutorado e pós-doutorado, para garantir que mais brasileiros venham estudar na Áustria para seu PhD.” , essa foi a fala de Dr.Stefan Scholz , Embaixador da Áustria.

Por: João Gabriel Costa