DPA e AGA desenvolvem campanha educativa contra o descarte irregular de documentos da UEMA
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 25 de julho de 2023
Você sabia que eliminar documentos públicos de qualquer forma e crime? De acordo com o código penal brasileiro, destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular é crime. Por isso a preservação de documentos públicos é de extrema importância para a transparência, prestação de contas e garantia dos direitos dos cidadãos.
Documentos públicos possuem um valor histórico, legal e administrativo, desempenhando um papel fundamental na preservação da memória institucional e no resguardo dos direitos e deveres dos cidadãos e da própria administração pública. Esses documentos podem conter informações relevantes sobre normas, tomadas de decisão, procedimentos jurídicos, registros contábeis e acadêmicos, documentos pessoais, dentre outros.
Por isso a Divisão de Protocolo e Arquivo (DPA) e a Superintendência de Gestão Ambiental (AGA), desenvolvem juntas uma campanha educativa, com o tema “Gestão de Resíduos: Documentos Oficiais da UEMA”. Com o objetivo de conscientizar o corpo administrativo da UEMA, sobre o descarte correto dos documentos da instituição. A data prevista para realização das visitas nas unidades administrativas, será divulgada antecipadamente via Comunicação Interna (C.I).
A ação tem como objetivo melhorar a gestão de documentos, reduzir riscos de vazamentos de informações e dados sensíveis e principalmente a sustentabilidade reduzindo o consumo de papel e recursos naturais associados à produção e armazenamento de documentos.
Por: DPA/ AGA