Campus Codó realizou a I Exposição do Universitário Empreendedor e Pesquisador

Por em 17 de julho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Codó, realizou a I Exposição do Universitário Empreendedor e Pesquisador, organizada pelo Curso de Administração em parceria com os Cursos de Ciências Contábeis e Direito, sob a coordenação da professora Naiane Nascimento Mendes.

Com o objetivo de expor os principais empreendimentos que os alunos desenvolvem na cidade de Codó, a Exposição teve a finalidade também de fazer uma mostra das pesquisas científicas que foram realizadas ao longo desse semestre pelos universitários do Campus. E ainda, buscou dar visibilidade ao Campus Codó, proporcionando um espaço de diálogo e network, divulgando os empreendimentos dos discentes e pesquisas realizadas pelo alunado.

O evento contou com 18 alunos empreendedores que expuseram seus produtos e 12 pesquisas que foram apresentadas. Além disso, contou com a  participação especial de um dos maiores empreendedores da região o Sr. Francisco Carlos Oliveira, mais conhecido como Sr. Chiquinho, proprietário do grupo FC Oliveira.

De acordo com Sr. Chiquinho, “a maior importância de um evento como esse aqui da Uema é mostrar que em Codó temos uma verdadeira fábrica de pessoas, de seres humanos qualificados. Daqui sairão pessoas capacitadas. Aqui todos se juntam para aprender a construir uma sociedade mais justa. É o lugar que pode formar as pessoas mais qualificadas para transformar nosso município de Codó. Esse evento de empreendedorismo é, com certeza, uma das maiores contribuições que a Uema pode dar para nossa cidade, nossa região e nosso Estado. A Uema aqui de Codó merece muito mais, porque o potencial dessa instituição é muito maior e, com fé em Deus e com o apoio das pessoas certas, eu sei que ela será enorme.”

“Foi realizado no Campus Codó, a primeira Exposição do Universitário Empreendedor e Pesquisador, uma articulação de vários professores, e de modo especial, queremos agradecer as professoras Naiane e Keyla e o professor Inácio que, numa articulação inédita, aproximaram a comunidade acadêmica com a comunidade externa, envolvendo empreendedores locais que vieram visitar a exposição. Foi fantástico, tendo uma grande repercussão local e regional. Tivemos a visita de um dos maiores empreendedores da nossa região o Sr. Francisco Oliveira, chamado carinhosamente de Chiquinho, entre outros que vieram participar conosco. Foi uma noite agradável, envolvente, que rendeu também faturamento dos alunos que montaram suas barracas com exposição e vendas de produtos. Então, só temos a agradecer e dizer o quanto é importante ter eventos como esses que vão enriquecer o conhecimento obtido em sala de aula pelos componentes curriculares e fazendo a extensão com atividades práticas. Parabéns e vamos avante Campus Codó Uema”, afirmou a diretora do Campus Codó, professora Deuzimar Serra.

Para a professora idealizadora do projeto, Naiane Mendes, “a I EXPO UNIVERSRITÁRIA foi um evento que nasceu a partir de uma atividade feita em sala, na disciplina de empreendedorismo, onde a principal proposta da exposição foi oportunizar uma vitrine para os nossos alunos que já empreendem e vêm contribuindo para a geração de emprego e renda na cidade de Codó, além de fomentar a economia criativa e inovadora e estimular novas iniciativas para o empreendedorismo”.

Por: Karla Almeida