V Quimassa é realizado no Campus Caxias

Por em 21 de junho de 2023

O Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão realizou, nesta segunda (19), o V Quimassa. Evento referente ao Dia do Químico (18 de junho) que teve como tema “Química na abordagem docotidiano”. As atividades, coordenadas pelo Prof. Dr. Raimundo Clécio Dantas, aconteceram no Auditório Leôncio Magno, diversas salas e na Praça Duque de Caxias, situada em frente ao Campus.

O professor Raimundo Luís, Diretor do Curso de Química, deu as boas-vindas: “É irrefutável a afirmação de que a Química está em nosso cotidiano, mesmo que não queiramos admitir. Somos um laboratório ambulante. Respiramos, andamos, etc, e isso decorre de um processo químico. Aos alunos do Ensino Básico, saibam que vocês têm ao lado uma universidade com as portas abertas. Pessoas que nem sonham em ingressar aqui contribuem para que ela funcione. Engana-se quem pensa que o ensino aqui, por ser público, seja fraco. Basta ver nossos mestres, doutores em diversas atividades. Usufruam desta casa, desta universidade, sejam bem vindos”, saudou.

O assunto “A Química no Cotidiano” foi abordado pela graduada em Química Tainara Maria: “Nós somos Química. A população tem uma vida agitada e temos que pensar como facilitar isso.  Cada químico de um laboratório pensa, por exemplo, se uma embalagem será eficiente; como o cidadão pode aproveitar melhor o tempo; que técnicas podem ser usadas para a conservação dos alimentos; qual será a validade dos produtos. Tudo isso é Química”, explicou.

Ela continuou, citando setores como: a agricultura, onde há a produção de adubos para produzir alimentos suficientes para a população; o meio ambiente e a necessidade de reciclar materiais (algo que deve começar em casa), reduzindo a produção e evitando a poluição; as fontes alternativas de combustíveis, diminuindo o efeito estufa. “Dentro de casa existe Química, quando lavamos roupa, preparamos um bolo, acendemos uma vela”, exemplificou.

Em seguida foram aplicados jogos lúdicos com os presentes, onde os conhecimentos sobre Química foram verificados.

No período da tarde as ações continuaram com a realização de uma mesa redonda com relatos das estudantes de pós-graduação Michele da Silva, Ana Paula e Rayssa Borba. Todas graduadas no Campus Caxias.

Michele da Silva, que é doutoranda, se pronunciou: “Estudei aqui de 2011 a 2015. Precisei saber me encontrar no curso. Sempre batalhei, claro que é uma carreira com dificuldades. Após a graduação ensinei na rede pública. Em 2020 tentamos a pós e passamos por mérito numa prova difícil. Em 2021 fomos contempladas num edital e hoje desenvolvemos uma plataforma para desenvolver proteína”, narrou.

Segundo Ana Paula, o ambiente da pós-graduação possui dificuldades e precisamos nos adaptar às condições que temos. Sempre precisou trabalhar, desde a graduação. Participou de projetos de Iniciação Científica e hoje, no mestrado, tenta identificar pesticidas na alimentação e na água.

O grupo de Rayssa Borba trabalha com catálise heterogênea, produzindo filmes e um semicondutor para gerar hidrogênio. Atualmente ela entende melhor porque fazer a graduação. O primeiro ponto é ver a Química ser aplicada de forma concreta e é preciso sempre estar se questionando.

Em seguida “Plásticos e Meio Ambiente” foi o ponto abordado pelo Prof. Dr. Manoel Euba: “As empresas não agem para limpar o ambiente porque as leis são frágeis. O plástico praticamente domina, está em toda parte, é um material flexível. Em seu processo de produção ele é moldável. Devemos fazer o possível para substituir o uso dele. O tempo de decomposição dele na natureza é enorme e isso é muito prejudicial”, destacou.

O pesquisador se referiu também à formação educacional do Químico, dizendo que ações da graduação se tornam hábitos, que se transformam em habilidades (capacidades mais delineadas) e depois surgem as competências. O mestrado forma um profissional. No doutorado, a pessoa deixa de ser profissional e passa a ser responsável pelo que diz e produz.

Pela manhã e tarde foram realizadas visitas aos laboratórios e experimentos na Praça Duque de Caxias (Praça da Balaiada). Alguns experimentos foram: “Carbono em Evidência”, “Produção de Dióxido de Carbono”, “Separação de plásticos por densidade” e “Oxidação da glicerina”.

No dia 18 de junho, discentes do Curso de Química de Caxias, acompanhados pelo Prof. Dr. Raimundo Clécio Dantas Muniz Filho participaram, em Teresina, do evento comemorativo ao Dia do Químico promovido pela Coordenação de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Piauí (PPGQ –UFPI), chamado “Interação das Instituições UESPI, IFPI, UEMA e UFPI”. Foram recepcionados pelo Prof. Dr. Edivan Carvalho Vieira, coordenador do  PPGQ. Realizaram visita técnica aos laboratórios da UFPI, interagiram com discentes e docentes de Química de outras instituições e participaram de um almoço de confraternização pelo Dia do Químico.

Segundo o professor Clécio, “a participação dos discentes em eventos fora da universidade é uma excelente oportunidade para ampliar conhecimentos, compartilhar pesquisas e estabelecer contatos com profissionais da área. Essas experiências podem contribuir significativamente para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos nossos estudantes”.

Por Emanuel Pereira