Universidade Estadual do Maranhão marca presença em evento da CAPES em Brasília

Por em 16 de junho de 2023

O Ciência é 10! (C10!), curso de especialização da CAPES, abrirá mais de 8 mil vagas até 2024. São mais de 3 mil vagas em 2023 e 5 mil em 2024. A Fundação detalhou a oferta na última quarta-feira, 14 de junho, no lançamento oficial da segunda edição do Programa, no qual a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença.

Representando a Uema, a coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), Ligia Tchaicka, falou sobre a participação da IES no projeto. Este ano, o Uemanet será responsável pelo desenvolvimento do Ambiente Virtual do curso.

“O Ciência é 10 oferece formação para professores da rede básica que atuam nos anos finais do ensino fundamental. É, sem dúvidas, uma iniciativa de grande impacto positivo para que os estudantes despertem o interesse pelas ciências’’, afirmou Lígia.

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Márcia Ribeiro Serra, também esteve presente no evento e ressaltou a relevância do C10.

“Esse evento mostra o grande compromisso que a CAPES tem com a formação de professores na área de ciência. Essa parceria com a Uema é pra mostrar o desenvolvimento de tecnologias que estão subsidiando os projetos importantes do governo”, disse Ilka Serra.

Sobre o programa

O Ciência é 10 (C10!) é um curso de especialização promovido pela CAPES para professores da educação básica que lecionam Ciências para os anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. É realizado na modalidade ensino a distância (EaD) e tem garantia da Fundação e certificação do Ministério da Educação (MEC) junto às instituições de ensino parceiras, que atualmente são 18.

O C10! é um dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema gerido pela CAPES, que é a maior indutora de educação a distância do governo federal. Através da UAB, professores da educação básica têm acesso a uma formação continuada e de qualidade.

Por: João Gabriel Costa