Uema, TJ e Uniceuma realizarão Roda de Diálogo sobre o marco temporal e o futuro dos povos indígenas

Por em 7 de junho de 2023

Qual o impacto do marco temporal e da mudança na política de demarcação de Terras Indígenas para os povos indígenas? Qual o impacto dessa mudança no clima global? Para abordar essas questões o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o Comitê de Diversidade do TJ-MA e o Núcleo de Estudos e Povos Indígenas – Uniceuma, realizarão, no dia 13 de junho, às 17h, no auditório Madalena Serejo – Fórum Desembargador Sarney Costa a Roda de Diálogo “O marco temporal e o futuro dos povos indígenas”.

Participarão o sertanista e ex-presidente da Funai, Sydney Possuelo; o antropólogo e indigenista, Maycon Melo e a representante do povo Tupinambá de Cururupu/MA, Amanda Tupinanbá.

Sydney Possuelo é sertanista, trabalhou com os irmãos Vilas Boas. Foi presidente da Funai durante o governo Collor, demarcou a Terra Indígena Yanomami, uma das maiores do país e mais 166 áreas indígenas. Contatou seis povos isolados e foi responsável pela criação da Política de Proteção aos Povos Isolados da Funai. Recebeu condecorações no Brasil e no exterior pelos seus trabalhos prestados.

Maycon Melo é antropólogo e indigenista. Professor da Pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Maranhão e do Mestrado em Direito e Afirmação de Vulneráveis da Universidade Ceuma. É Conselheiro da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-MA. Coordenador do Núcleo de Estudos e Povos indígenas-Uniceuma, desenvolve pesquisas nas áreas de Etnologia Indígena, Meio Ambiente e Direitos Humanos.

Amanda Tupinambá é representante do povo Tupinambá. Participa das ações da Teia dos Povos, que reúne povos indígenas e tradicionais. É aluna do curso de Direito na Universidade Federal do Maranhão.

O evento conta com o apoio da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-MA e da pela Rede de proteção, autocuidado e bem viver de mulheres na Amazônia maranhense (Emaranhadas MA).

Por: Karla Almeida