Uema presente no 32º Congresso Brasileiro de Zootecnia em Natal – RN

Por em 4 de junho de 2023

Professores e alunos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram do 32º Congresso Brasileiro de Zootecnia em Natal – RN. Com o tema “Pecuária 4.0 – Ciência, tecnologia e inovação na Zootecnia” o evento foi desenhado para ser um ambiente unificador em que estudantes, técnicos, acadêmicos e empresários debatessem a pauta da Pecuária 4.0. Com isso, foram produzidos insights, fechado negócios e, o mais importante, inspiraram estudantes e profissionais a continuarem conduzindo a Zootecnia brasileira na era 4.0.

O evento foi composto por palestras, mesas redondas, conferências técnico-científicos, sessões de apresentação em poster e comunicação oral, feira de exposições e diversas atividades, atendendo a necessidade de ampliação das discussões baseadas em abordagens multidisciplinares para tratar dos principais temas da área.

A palestrante do evento e professora do Curso de Zootecnia da Uema, Valéria Apolinário, esclarece que o Congresso proporciona o intercâmbio de experiências e conhecimentos multidisciplinares entre os diversos estudantes e profissionais da Zootecnia. “Atuar hoje no mercado da agricultura e pecuária 4.0 não é para qualquer um, por isso o zootecnista tem que acompanhar a inovação, o empreendedorismo, o mercado e a atualização, o Zootec 2023 trouxe tudo isso e foi de fundamental importância a participação dos nossos alunos. Além disso, evento foi um celeiro de novidades, de network, de compartilhamento de experiências e oportunidades. É fundamental que a Universidade apoie e estimule os alunos, e nós professores estamos aqui para mostrar o caminho. Afirmo que o profissional das Ciências Agrárias que participou do Zootec 2023 saiu daqui com uma bagagem diferenciada para o mercado de trabalho”, destacou professora Valéria Apolinário.

O professor Calixto Rodrigues, congressista e apresentador no evento, ressalta a importância da pesquisa na área da Zootecnia no estado do Maranhão, onde foram apresentados no Zootec mais de 15 trabalhos científicos com estudos que abrangem o território estadual. “Atuar em um mercado de pecuária 4.0 exige um Zootecnista com habilidades e competências multidisciplinares tecidas nos segmentos de ensino, produção e comercialização, mencionou professor Calixto.

Sobre o Zootec 2023

Promovido pela Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), o Congresso Brasileiro de Zootecnia é o maior encontro latino-americano de profissionais da área. O evento é um excelente espaço de troca de ideias, oferta de novos produtos, serviços, novidades, atualizações e ricas discussões sobre as temáticas da área.

Por: Karla Almeida