Uema planeja implantação de programa de residência na área das Agrárias em parceria com Fapema e Agerp

Por em 23 de junho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão reuniu-se com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) para articular a criação de uma residência acadêmica na área das agrárias no Maranhão.

“Nós estamos traçando um programa de residência destinado aos alunos de agrárias para ajudar o Estado do Maranhão a se desenvolver na assistência técnica que hoje tem muitos problemas, principalmente nos municípios do interior. O objetivo desse programa é treinar mão de obra qualificada e especializada em caprinos, ovinos, feijão, milho e todas as outras especialidades que possuímos em nosso território”, afirmou o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda.

A partir do encontro realizado pelas instituições, foi possível definir as temáticas que serão prioridades no futuro programa de residência que está sendo vislumbrado para evidenciar a pesquisa e a produtividade agrária como um legado deixado pela atual gestão da Uema, Fapema, Agerp e demais entes estaduais envolvidos.

“No Maranhão nós temos diversos fatores essenciais para acelerar nossa produção, que ainda é baixa, então essa iniciativa visa desenvolver a formação de mão de obra qualificada nessa área, que é um ponto forte da Uema e, por isso, nada mais justo que entregar à sociedade maranhense um número ainda maior de profissionais capacitados para desenvolver pesquisas e trabalhos nas Ciências Agrárias que sejam de grande impacto para o nosso Estado”, compartilhou o reitor da Uema, Walter Canales.

De acordo com o presidente da Fapema, Nordman Wall, a reunião foi muito estratégica no sentido de definir os passos da implantação exitosa deste novo programa de residência para os maranhenses.

“É muito bom nós chegarmos a um denominador comum para fazer este convênio de uma forma organizada, econômica e produtiva. Então, dessa forma, acredito que com o que foi discutido hoje, nós conseguiremos fazer um projeto que vai render bons frutos tanto para a produtividade quanto para a pesquisa, que é tão importante para a Fapema”, pontuou Nordman Wall.

Por: Anne Cascaes