Uema seleciona estudantes para vagas em instituições estrangeiras; saiba como participar

Por em 14 de junho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está divulgando o Edital n.º 001/2023-SRI/UEMA, por meio da Superintendência de Relações Internacionais (SRI/UEMA), que abre seleção para estudantes interessados em participar de programas de graduação, pós-graduação, educação continuada e cursos técnicos oferecidos por instituições de ensino superior estrangeiras.

Essa iniciativa faz parte do programa INILATmov+, e as vagas estão disponíveis para estudantes da UEMA no segundo semestre letivo de 2023, tanto na modalidade presencial quanto a distância. A lista de disciplinas disponíveis para o INILATmov+ pode ser consultada em: https://sri.uema.br/disciplinas-inilatmov/

As inscrições serão abertas no dia 14 de junho e vão até o dia 21 de junho. Durante esse período, os candidatos devem acessar a plataforma de inscrição disponível no site https://sri.uema.br/inscricoes-para-o-inilatmov/ e preencher corretamente todas as informações solicitadas, além de anexar a documentação exigida.

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados na UEMA, provenientes de cursos de graduação presencial ou à distância, cursos técnicos, programas especiais (Ensinar, Proetnos e Profitec) e programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. É importante que os candidatos leiam atentamente todas as informações contidas no edital.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 70 vagas, que estão distribuídas conforme detalhado no Apêndice A do edital. Os candidatos poderão escolher uma disciplina em uma instituição estrangeira participante do programa. Vale ressaltar que não serão aceitas inscrições para disciplinas oferecidas por instituições brasileiras.

As  disciplinas disponíveis podem ser consultadas em: https://sri.uema.br/disciplinas-inilatmov/

O processo de seleção dos candidatos seguirá critérios estabelecidos no edital, incluindo a análise dos requisitos de inscrição, classificação dos candidatos de acordo com seu curso e grupo específico, além do coeficiente de rendimento (CR) e o número de semestres cursados. Em caso de empate, será considerada a idade dos candidatos, com preferência para os mais velhos.

É importante ressaltar que cada instituição estrangeira participante do programa tem suas próprias normas e prazos para a matrícula e aceitação dos estudantes. Por isso, é fundamental que os candidatos estejam cientes das orientações específicas de cada universidade. A UEMA não se responsabiliza por matrículas não efetuadas por instituições estrangeiras.

Os selecionados serão informados do resultado dentro do prazo estipulado no edital, por meio da divulgação da lista de aprovados no site da SRI (sri.uema.br ). É importante que os candidatos acompanhem as datas e cumpram com os prazos estabelecidos, assim como as solicitações e envio de documentação exigida.

A mobilidade acadêmica internacional é uma oportunidade enriquecedora para os estudantes expandirem seus horizontes, adquirirem novos conhecimentos e experiências culturais. A UEMA incentiva todos os estudantes interessados a participarem desse programa e aproveitarem essa chance.

Por Alessandra Medina – SRI/UEMA