Uema apresenta avanços da instituição à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Maranhão

Por em 22 de junho de 2023

(Foto: Rafael Carvalho)

Representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foram recebidos, na manhã desta quarta-feira (21), pela comissão de educação da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para apresentar os avanços e resultados dos programas especiais da instituição aos deputados.

A reunião foi conduzida pelo presidente da comissão de educação da Alema, deputado Ricardo Arruda (MDB). Na comitiva da Uema, estavam presentes o magnífico reitor Walter Canales, o vice-reitor Paulo Catunda e a equipe de pró-reitores, representada pelos professores Mônica Piccolo, Marcelo Cheche, Lígia Tchaika, Goretti Cavalcanti, Lúcio Flávio e Thiago Cardoso.

(Foto: Rafael Carvalho)

“Nós estivemos hoje na Assembleia Legislativa, apresentando aos deputados estaduais da comissão de educação a nossa Universidade Estadual do Maranhão e a sua capilaridade no Estado, além das suas realizações em relação aos cursos de graduação, pós-graduação, extensão. Também apresentamos as demandas de cada programa, para que os deputados, conhecendo melhor a universidade, saibam como podem ajudar por meio de recursos, de emendas parlamentares ou por meio de ações, de forma coordenada, que possam auxiliar a universidade a garantir um melhor desenvolvimento na educação de nível superior no Estado do Maranhão”, afirmou o reitor da Uema, Walter Canales.

De acordo com o deputado Ricardo Arruda, a reunião oportuniza a aproximação da Universidade Estadual do Maranhão aos interesses dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado, para que cada vez mais a educação no Maranhão seja desenvolvida da melhor forma possível para todos os maranhenses.

“Nós ficamos honrados em receber essa comitiva da Uema, já que a nossa comissão de educação deve estar aberta e sintonizada com as necessidades das nossas instituições de ensino. Nós, desde o início, trabalhamos a evolução desse diálogo, recebemos representações da ciência e tecnologia também. Então, nossa missão aqui é ser porta-voz das demandas das instituições para que nós possamos atuar politicamente dentro daquilo que nós consigamos ajudar”, reforçou o deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da Alema, Ricardo Arruda.

Além dos resultados apresentados, a comitiva da Uema reforçou as ações de divulgação sobre os quatro novos cursos que a instituição passará a ofertar, e ainda sobre a recente aprovação pela Capes do doutorado em Geografia, que representa a expansão da universidade no Estado.

(Foto: Rafael Carvalho)

“É muito importante essa apresentação pelo fato da comissão de educação nos chamar para dialogar, para conhecer a Uema e entender a universidade para que os recursos possam entrar de forma mais rotineira na Uema, porque a Uema atende todo o Maranhão. A Uema já é municipalista há muito tempo, nós temos 20 campi, estamos presentes em todo o Estado com o Ead, com o Ensinar, então quando ninguém ainda queria fazer interiorização, nós já fazíamos”, ressaltou o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda.

Por: Anne Cascaes