Professor da UEMA publica artigo na revista Biomass Conversion and Biorefinery

Por em 20 de junho de 2023

O professor Paulo Roberto Campos Flexa Ribeiro Filho, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade
Estadual do Maranhão, juntamente com o professor Francisco Murilo Tavares de Luna, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, publicou artigo em um periódico de relevância cientifica internacional. Trata-se da Revista Biomass Conversion and Biorefinery.
O artigo, cujo tema é “Synthesis and tribological properties of bio-based lubricants from soybean oil”, é o resultado de um estudo, com amostras de biolubrificantes à base de óleo de soja que foram sintetizadas por meio de reações químicas de hidrólise, esterificação, epoxidação  e abertura do anel oxirano, usando um álcool de cadeia longa (2-etilhexanol). As amostras obtidas foram posteriormente submetidas a testes tribológicos na configuração de quatro esferas.
Os resultados indicaram que essas amostras de biolubrificantes obtidas tiveram coeficientes de atrito menores do que um óleo mineral utilizado para comparação em todas as velocidades de deslizamento avaliadas, mesmo com o aumento da força de carga e da temperatura. Em relação ao ensaio em regime permanente, as amostras apresentaram coeficiente de atrito menores que o óleo mineral utilizado como referência na ordem de 31,7% e 46,0%. Além disso, uma avaliação das morfologias de desgaste indicou que as amostras de biolubrificantes obtidas produziram superfícies mais lisas com sulcos mais rasos do que a amostra de óleo mineral tratada com hidrogênio. A tribologia resultante infere que esses biolubrificantes têm potencial para aplicações em sistemas mecânicos.
Sobre a Revista Biomass Conversion and Biorefinery
O periódico tem fator de impacto de 4.050. O fator de impacto é o método utilizado mundialmente para qualificar as revistas cientificas através do número de citações que cada artigo recebe. A determinação do fator de impacto é realizada por meio da soma das citações dos artigos recebidas no ano em que o fator de impacto é calculado, seguida pela divisão desse valor pelo total de artigos publicados nos dois anos anteriores. Quanto maior for o fator de impacto mais bem qualificada é a revista.
Acesse a publicação AQUI.
Por: Paula Lima