Curso de História do Campus Caxias realiza projeto de teatro na zona rural

Por em 13 de junho de 2023

Alunos do Curso de História do Campus Caxias estão participando de um projeto chamado “Respeitável público! É hora do teatro na escola! Contando as histórias de Caxias a partir do teatro de bonecos na zona rural – Caxias – MA”.

O objetivo é utilizar o teatro de bonecos como ferramenta pedagógica dentro do contexto escolar, para a disseminação dos saberes, histórias e memórias da cultura popular da cidade de Caxias-MA.

O orientador do projeto é o professor Jakson dos Santos Ribeiro.

O bolsista responsável, Kadson Kaic de Almada Andrade, disse: “O projeto amplia as possibilidades de conhecimentos dos alunos sobre os aspectos culturais da cidade de Caxias, em vista do valor da história local para a formação da identidade dos caxienses. Quando trabalhamos através do teatro pedagógico levamos para as escolas os saberes populares que fazem parte da história da cidade”, explicou.

Kadson prosseguiu, informando que são produzidas cenas teatrais que tenham como foco a história da cidade de Caxias e os principais momentos da Princesa do Sertão, como também é conhecida. Ao utilizar a dramatização ocorre mais envolvimento dos alunos com o ensino de História. Também busca-se manter, dentro do teatro-escola, relações pedagógicas e interdisciplinares a fim de evidenciar e criar no ambiente escolar uma consciência da importância da história local.

A primeira apresentação do projeto aconteceu na U.E.M. Professora Inez Evangelista Guimarães, localizada no Povoado Barro Vermelho.

Os bolsistas voluntários do projeto são: Paulo Vinícius Figueiredo Pontes, Francisco Kelvin Moreira de Sousa e Carlos André Martins da Silva.

Por: Emanuel Pereira