“Combate à pobreza” é tema de reunião na Reitoria da Uema entre o reitor Walter Canales e o deputado Arnaldo Melo

Por em 23 de junho de 2023

Na manhã desta sexta-feira (23), o reitor Walter Canales recebeu, no gabinete da reitoria, o deputado estadual Arnaldo Melo e sua equipe, visando firmar uma parceria técnica entre a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Frente Parlamentar de Combate à Pobreza, da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), com vistas ao apoio em estudos e diagnósticos para a criação de um relatório completo de proposição ao combate aos índices de pobreza no Estado.

Na oportunidade, o professor Walter Canales fez uma importante exposição da presença da Uema no Estado, com seus cursos em diversas áreas de vocação e avanços nas áreas do ensino presencial e a distância, da pesquisa, da pós-graduação e da extensão.

O reitor ficou muito satisfeito com a vinda do deputado Arnaldo Melo à Uema para discutirem o tema da pobreza no Maranhão, tendo em vista ser de interesse também da Uema. “Ele veio  convidar a nossa universidade a participar desse trabalho. E de que forma a universidade poderá contribuir? disponibilizando os dados já existentes, vários trabalhos já publicados, as pesquisas e dissertações, que vão auxiliar na melhoria dos índices que colocam o Maranhão nas últimas posições no Brasil”, declara o professor Walter.

O reitor explicou que a universidade vai apoiar esse projeto social e, segundo ele, não poderia ficar de fora, porque é uma instituição pública estadual e, quer sim, auxiliar e ser um fator decisivo no desenvolvimento do Estado. E disse mais: “Esse entendimento é primordial para que possamos ajudar o Governo a estabelecer políticas públicas para reverter esse quadro”.

O deputado Arnaldo Melo, que é coordenador da Frente Parlamentar, explicou que foi uma grande oportunidade reunir com a direção da Uema, o que considerou altamente produtiva, dentro das linhas de estudos que a Frente organizou para ser discutidas. “Viemos à Uema, que é uma universidade estadual, e iremos a outras instituições para tratarmos do problema da educação, também trataremos da questão da saúde nos municípios e na capital”, ressalta o deputado.

Ele disse, ainda, que tem como foco de discussão, a renda, o que leva o povo do Maranhão a um dos níveis mais baixo do país. E, por fim, o deputado explicou que a Frente está comprometida em trabalhar com o tema governança, para que se esclareça, em nível de governo estadual e municipal, o que pode ser feito em caso de orientação. “Com isso, vamos procurar todas as instituições que possam colaborar para esse diagnóstico, que vai ser transformado em um documento, com o objetivo de orientar os nossos dirigentes do estado e dos municípios”, conclui Arnaldo Melo.

Participaram da reunião, os assessores da Reitoria, Gilson Mendonça e Luís Carlos.

Por: Alcindo Barros

Fotos: Thiago Martins