Campus Uema Caxias realiza evento em alusão ao Dia do Físico

Por em 19 de junho de 2023

No Brasil, é comemorado anualmente o “Dia do Físico” em 19 de maio, que, segundo consta na história, a data faz uma alusão ao chamado “ano miraculoso”,  ocorrido em 1905, cuja separação em pares dos 4 algarismos que formam o ano gera a data 19 do mês 05 (maio). Foi nesse ano que Albert Einstein publicou seus artigos que mudariam os conceitos da Física e que foram essenciais para o avanço científico.

Em alusão ao Dia do Físico, comemorado no dia 19 de maio referente ao ano de 1905, ano em que Albert Einstein publicou seus artigos que mudariam os conceitos da Física e que foram essenciais para o avanço científico, o departamento de Matemática e Física do Campus Caxias adiou a comemoração para o dia 16 de junho, onde realizou um evento para discentes do curso de Física, de áreas afins e estudantes da educação básica do município de Caxias.

O evento deu-se início pela manhã com uma peça do teatro científico do grupo “Letrafisic” que compartilhou definições e conceitos das áreas Física dentro do enredo da peça científica, além de um excelente humor, tornando para os alunos uma aprendizagem ativa e significativa.

(Prof. Dr. Eduardo Girão palestrado sobre “Átomos: das Estrelas à Nanociência”)

Após a peça, o evento recebeu o palestrante da Universidade Federal do Piauí, Dr. Eduardo Costa Girão, que apresentou aos alunos sobre “Átomos: das Estrelas à Nanociência”. Durante a palestra, o professor realizou discussões sobre a estrutura atômica e das propriedades físicas de algumas nanoestruturas de carbono, em seguida foi apresentado alguns desafios na área experimental, mas, com foco em  como a teoria pode ser utilizada para o entendimento de fenômenos fundamentais envolvendo essas nanoestruturas. Por fim, foi relatado algumas contribuições do Grupo de Nanofísica Computacional (GNC) da UFPI.

(Prof. Me. Diego Machado ensinando os alunos produzirem e lançar “foguetes”.)

O evento finalizou pelo turno da noite, após a palestra do egresso Gilserlane Silva Martins Júnior com o tema: “Ondas Eletromagnéticas e a Evolução da Internet Móvel 1G ao 5G”. Durante a palestra foram feitas discussões básicas sobre ondas eletromagnéticas e reflexões sobre o avanço da tecnologia listando os pontos positivos e negativos ligados à sociedade atual.

Importante mencionar a colaboração efetiva e direta do prof. Dr. Ediomar Serra; profa. Dra. Celina Amélia; prof. Dr. Iure Carvalho; prof. Dr. Juliermes Carvalho, Me. João Alberto e prof. Esp. Paulo Afonso que contribuíram fortemente para o evento.

O evento contou com a colaboração efetiva e direta dos professores Dr. Ediomar Serra, Dra. Celina Amélia, Dr. Iure Carvalho, Dr. Juliermes Carvalho, professor Me. João Alberto, e professor Esp. Paulo Afonso que contribuíram para a realização do evento.

Por: Campus Uema Caxias – Mateus Rêgo