Campus Santa Inês realizou a XI SEMANA DE ENFERMAGEM

Por em 2 de junho de 2023

A Enfermagem é uma profissão que apresenta diversos ramos de atuação, e tem sido considerada uma das profissões imprescindível para a manutenção da saúde dos indivíduos. Com a chegada da pandemia no fim de 2019 e que se alastrou pelo mundo em 2020, a Enfermagem se mostrou fundamental em diversos aspectos da área da saúde, refletindo sua relevância em um cenário caótico, o que possibilitou maior visibilidade e a busca pela garantia dos seus direitos, um deles o piso salarial.

Dessa forma, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – Campus Santa Inês realizou, por meio da direção do Curso de Enfermagem Bacharelado, em parceria com a Direção do Campus, Departamento e Direção dos Cursos de Letras e Pedagogia, a XI SEMANA DE ENFERMAGEM com o tema “Valorização da Enfermagem: Avanços e conquistas no exercício da profissão”, tendo o intuito de comemorar os avanços e conquistas do profissional Enfermeiro (a).

O objetivo da Semana foi promover a discussão da produção do conhecimento e a troca de saberes entre acadêmicos, docentes e profissionais de saúde. Com isso, observou-se que o profissional enfermeiro (a) impulsionado pela vocação do cuidar, e pela necessidade de se qualificar cada vez mais, revela não somente a atuação de promotores da assistência às necessidades à beira leito, mas a importância desse profissional em diversas áreas de atuação: pesquisa, ensino, extensão, docência, assistência, saúde indígena, empreendedorismo e dentre outras.

A programação contou com temas diversos específicos da Enfermagem, com palestras, workshop, apresentação de trabalhos científicos e uma gincana no encerramento.

De acordo com a Diretora do curso de Enfermagem Bacharelado, Jéssica Rayanne Vieira Araújo Sousa, “foi um encontro científico, centrado na discussão da produção do conhecimento e troca de saberes entre acadêmicos, docentes e profissionais de saúde, bem como um momento para interação entre os acadêmicos do curso de Enfermagem Bacharelado do Campus Santa Inês. Destaca-se a presença das palestrantes, as Enfermeiras, Roseane Rodrigues Mendes Costa, componente da Comissão de Inovação e Empreendedorismo do COREN-MA; Patrícia Palácio Bastos e Adriana Carvalho de Sousa, Secretária-Geral da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn / Vale do Pindaré. Além disso, houve uma RODA DE CONVERSA sobre a importância da proteção territorial para manutenção da Saúde Indígena, com as Enfermeira, Ilaila Coelho Guajajara e Taynara Caragiu Guajajara, egressas do curso de Enfermagem Bacharelado do Campus Santa Inês. Portanto, a Semana de Enfermagem oportunizou aos acadêmicos de Enfermagem Bacharelado a integração entre teoria e prática, uma vez que não há teoria sem prática”.

Por: Karla Almeida