UEMA participa de evento na Argentina sobre educação no contexto do encarceramento

Por em 5 de maio de 2023

Entre os dias 26 a 28 de abril, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró Reitoria de Graduação, esteve presente no evento Abrir La Cárcel, na Argentina, onde reuniu professores de universidades de diversos países com o objetivo de trocar experiências e perspectivas sobre a educação no contexto do encarceramento: como a universidade transformou o presídio, mas também como a experiência prisional transformou a universidade.

Com uma programação que incluiu grupos de trabalho, oficinas, apresentações artísticas, apresentações de livros e exposições culturais, “ABRIR LA CÁRCEL” buscou criar um espaço para abordar problemas comuns, analisar as diferentes estratégias e práticas dos programas universitários dentro dos presídios.

De acordo com Karina Biondi, chefe da divisão de acompanhamento de projetos pedagógicos da Prog, na ocasião, a UEMA anunciou a resolução aprovada no último CEPE que inclui pessoas privadas de liberdade na política de ação afirmativa da universidade. Ainda segundo Karina, a UEMA será a primeira universidade no Brasil a oferecer curso de ensino superior presencial para pessoas em situação de cárcere.

“Estamos, inclusive, costurando acordos de cooperação internacional que não se restringem ao ensino superior para pessoas privadas de liberdade, mas alcança também atividades de pesquisa e extensão’, disse.

Mais sobre o evento

Em um contexto global de encarceramento em massa sob um paradigma punitivo, “ABRIR LA CÁRCEL” visa romper o isolamento das prisões e fortalecer os laços entre programas universitários que compartilham uma perspectiva comum de direitos humanos e articulação territorial com o horizonte de criação de uma rede internacional de educação no contexto do encarceramento.

Por: Stella Gonçalves