Uema e Imesc se reuniram para alinhar mais uma etapa do ZEE-MA

Por em 12 de maio de 2023

O presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Dionatan Carvalho se reuniu com o vice-reitora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e os coordenadores do ZEE-MA da Universidade para alinhar a etapa de integração dos mapas de Vegetação, Pedologia e Áreas Prioritárias que estão em andamento.

Na ocasião as professoras Ariadne Enes Rocha – Coordenadora do Eixo Flora, Tadeu Gomes Oliveira – Coordenador do Eixo Fauna e Elienê Pontes de Araújo – Coordenadora do Eixo de Pedologia reforçaram o comprometimento na entrega dos mapas consolidados mediante viagem de campo para eliminar possíveis dúvidas em algumas áreas de contato ecótono dos Biomas Amazônico e Cerrado. Com destaque para os mapas das áreas prioritárias do ZEE-MA.

A definição de áreas prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição da biodiversidade é um instrumento legal, instituído por políticas públicas, para atuação na criação de unidades de conservação (UCs), fiscalização e licenciamento. Tais instrumentos são realizados de forma clara, objetiva e participativa para a realização de tomadas de decisões embasadas no bem comum.

Durante o andamento do ZEE-MA foram desenvolvidas as áreas prioritárias de perspectiva da Fauna e Flora, dada a importância dessas áreas e as necessidades advindas das secretarias em utilizar esses dados ambientais. Com isso, surgiu a necessidade de uma união de informações que será incorporado às regiões relevantes do ponto de vista da Flora, juntamente com a base de dados já integrada do Eixo Fauna.

Na reunião, os coordenadores reafirmaram seus esforços e a parceria para o andamento das atividades desenvolvidas no ZEE-MA, reconhecendo a importância da biodiversidade, das paisagens naturais e dos recursos a elas vinculados, que representam a maior base integrada disponível até o presente momento no Maranhão.

Saiba mais sobre o ZEE
O ZEE-MA é um importante instrumento de gestão territorial de natureza técnico-científica e política, voltado para formulação e espacialização das políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e de meio ambiente, ser utilizada tanto pelo Governo do Estado quanto por agricultores, pecuaristas, empresários, pesquisadores e qualquer pessoa que queira saber mais sobre o território maranhense. Ele é composto de uma série de pesquisas e estudos sobre solos, relevos, vegetação, fauna e componentes humanos de uma determinada região.

De posse dessas informações, agentes públicos e/ou privados podem tomar as melhores decisões com relação a planos, programas e projetos, que utilizem recursos naturais, sem prejuízo da manutenção do capital ecológico e econômico. Ademais, o ZEE promoverá a democratização do conhecimento geoeconômico maranhense.

O trabalho contempla as etapas de Diagnóstico Territorial, com informações sobre o meio físico, meio biótico, socioeconomia, uso e cobertura e jurídico institucional; Relatório de Prognóstico e Cenarização; Relatório de Audiências Públicas; Base de Dados em Ambiente Digital; e Relatório de Zonificação do território, com indicação das zonas territoriais e dos seus usos potenciais.

Toda a pesquisa é coordenada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à SEPE, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Por: Karla Almeida

Fonte: Imesc