Solicitações de auxílios estudantis batem recorde em 2023

Por em 12 de maio de 2023

A edição 2023 dos editais de auxílios estudantis da Universidade Estadual do Maranhão bateu recorde no número de inscrições, onde recebeu o total de 3.536 solicitações de todos os 20 Campi onde a Uema se faz presente, desde sua instituição em junho de 2017. O quantitativo representa um aumento de cerca de 153% em relação aos editais lançados em 2022, segundo dados da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis.

De acordo com a Profº Drº Ilka Serra, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos estudantis, o aumento considerável de solicitações se deve ao sucesso do estreitamento dos laços entre a pró-reitoria e os Campi presentes no interior do estado, com o apoio dos diretores de cada centro da Universidade Estadual do Maranhão.

“Destaco com grande sucesso a adesão dos Campi no processo de inscrições dos alunos aos auxílios estudantis da Uema. A Universidade, em relação à assistência estudantil, tem sido reconhecida pelas bolsas de apoio financeiro, destinada aos estudantes oriundos de camadas populares. A experiência de muitas IES demonstra que, para esses alunos, o auxílio financeiro proporcionado por essas bolsas é indispensável para a sua permanência”, explicou Ilka.

“Dessa forma, ratificamos o quanto esses auxílios são imprescindíveis para os nossos alunos sejam eles da modalidade presencial ou a distância, e os números expressivos de inscritos demonstram o quanto precisamos fomentar essas políticas de assistência aos estudantes”, completou a pró-reitora.

Ao acessar o LINK é possível ter acesso a quantidade de solicitações feitas para cada auxílio no geral, e por Campi.

Em 2023, as bolsas ofertadas pela Universidade Estadual no Maranhão foram: Alimentação, Creche, Moradia, Bolsa de Apoio aos Estudantes com Deficiência e Bolsa Permanência.

O Auxílio Alimentação objetiva complementar despesas com alimentação, nos campi onde não exista restaurante universitário, aos estudantes de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica. Serão disponibilizados 780 auxílios, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais).

O Auxílio Creche tem por objetivo contribuir com a redução da evasão acadêmica decorrente da maternidade, de estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, assegurando-lhes a concessão de apoio financeiro, exclusivamente, para pagamento de despesas com creche. Serão disponibilizados 80 auxílios, conforme disponibilidade orçamentária, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

O Auxílio Moradia objetiva assegurar a concessão de apoio financeiro para o pagamento de despesas com moradia e evitar a evasão de estudantes, regularmente matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, cujas famílias residam em outro país, estado ou município diferentes dos campi onde estejam matriculados, assegurando-lhes a concessão de apoio financeiro, exclusivamente, para pagamento de despesas com moradia. Serão disponibilizados até 180 auxílios no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais

A Bolsa de Apoio aos Estudantes com Deficiência tem por objetivo contribuir para a democratização das condições de permanência dos estudantes com deficiência na educação superior, assegurar igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas e fortalecer políticas institucionais referenciadas na inclusão social pela educação.

A Bolsa Permanência tem por objetivo minimizar a evasão nos quatro primeiros períodos dos estudantes matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, na qual o estudante será encaminhado para desenvolver atividades em um dos setores da UEMA, sob supervisão da um(a) professor(a). Serão disponibilizadas 110 vagas (total), no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

Por: Gabrielle Siebra

Foto: Rafael Carvalho