Rita Von Hunty participa de evento sobre estudos linguísticos no Campus Uema Caxias

Por em 22 de maio de 2023

Encerrou-se na última quinta-feira (18), o IV Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (ENAELL) realizado no Campus Caxias, com o tema “Cultura, Linguagem e Sociedade: conexões e desdobramentos”. O evento contou com a presença da Rita von Hunty, a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri, formado em artes cênicas pela UNIRIO e Língua e Literatura Inglesa pela USP que desenvolve trabalhos de arte-educação focado na discussão de temas sociais.

Rita apresentou sobre sua área de atuação, pesquisa, trabalho e comunicação, sobre os estudos culturais na função de educadora e artista, com sua palestra sobre ‘Linguagem, gênero e poder’. “A forma como a gente fala sobre o mundo captura uma forma de ver o mundo, e se a gente tiver atento a isso podemos usar a mesma frase que o Jacques Derrida usou no final dos anos 60 para início dos anos 70, ‘não existe nada fora do texto, depois que você aprender a ler tudo está lá dentro’. Você só precisa ligar, porque o texto é contexto, e é assim que você começa a fazer boas leituras e melhores leituras”, comentou Von Hunty.

O Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (ENAELL) é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão no Campus Caxias de organizar, no interior do estado do Maranhão, um evento que pudesse reunir pesquisadores prestigiados da área de Letras do cenário nacional promovendo uma troca de novas experiências e visões teórico-metodológicas entre os participantes.

Atualmente, em sua quarta edição, o evento também agrega, em sua programação, o II Encontro Internacional de Pesquisa em Letras (ENIPEL), expandindo o seu alcance e consolidando a sua relevância na agenda dos eventos de Letras da região.

Por: Gabrielle Siebra