Professores do Programa Ensinar publicam artigo na Revista JRG de Estudos Acadêmicos

Por em 8 de maio de 2023

Os professores do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, Jackson Ronie Sá-Silva e Weyffson Henrique Luso dos Santos, publicaram o artigo “Aprender ciências e biologia com atividades lúdicas é bem mais fácil! Será?”, na Revista JRG de Estudos Acadêmicos, com Qualis CAPES B1. O material, também, teve a participação do professor José Cláudio Del Pino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

O trabalho foi feito a partir da análise de dez Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defendidos no período de 2011 a 2013, sendo possível compreender e problematizar os discursos sobre as ideias de “lúdico” e “ludicidade” no ensino de Ciências e de Biologia.

“A produção do artigo se deu pela partilha de uma escrita densa, contextualizada e preocupada com o campo da formação de professores para o Ensino de Ciências e de Biologia. A intenção primeira é que a escrita reverbere e promova efeito transformador nas ações docentes da Educação Básica observando a metodologia do trabalho lúdico com mais cuidado e ética pedagógica”, disse o professor Jackson Ronie Sá-Silva.

Ao final do artigo, é notório que os discursos dos egressos trazem o lúdico e a ludicidade como alternativa salvacionista para a execução de aulas de qualidade no ensino de Ciências e de Biologia. Além disso, os discursos expõem contradições e fragilidades conceituais acerca do que seja o lúdico no campo das metodologias de ensino. Entende-se que aulas lúdicas são importantes, mas não são as que determinam uma aprendizagem mais significativa no ensino e aprendizagem de Ciências e de Biologia.

Acesse o artigo AQUI.

Por Paula Lima