Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação participa do IV Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários do Campus Caxias
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 19 de maio de 2023
O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão, Marcelo Cheche, participou, nesta quinta (18), do IV Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (ENAELL) realizado no Campus Caxias, com o tema “Cultura, Linguagem e Sociedade: conexões e desdobramentos”.
O pró-reitor destacou, na ocasião, sobre o apoio irrestrito a toda e qualquer atividade que promova e desenvolva os programas de pós-graduação, sendo que a Instituição vive um momento de expansão e consolidação na área.
“Para nós da PPG é uma alegria, uma possibilidade de marcarmos presença e essas presenças são sempre gestos políticos, importantes de se demarcar, no sentido de pensarmos uma pós-graduação que tem horizontes, metas, quem sabe um doutorado chegando, quem sabe um processo mais amplo de capilarização da nossa pós-graduação, onde Caxias ocupa um lugar incontornável. No campus temos 92 bolsas de iniciação científica, sendo o segundo da Universidade em número de bolsas e em processo contínuo de expansão. Então, Caxias é sempre um lugar estratégico para o desenvolvimento da pós-graduação da UEMA”, disse ele.
Ele, ainda, complementou: “Essa movimentação que envolve uma quantidade importante de professores da UEMA tem no curso de Letras um motor importante, o curso mais difundido pela Universidade, que mais ofertamos em diferentes campi. E o evento também aponta para o caminho da internacionalização, que é uma das metas da IES e a correlação com instituições coirmãs dentro e fora do Maranhão”.
O evento é resultado de organizar, no interior do estado do Maranhão, um evento que pudesse reunir influentes pesquisadores da área de Letras do cenário nacional e, em um encontro dialógico, promover a troca de novas experiências e visões teórico-metodológicas entre os participantes.
Atualmente, em sua quarta edição, o evento também agrega, em sua programação, o II Encontro Internacional de Pesquisa em Letras (ENIPEL), expandindo o seu alcance e consolidando a sua relevância na agenda dos eventos de Letras da região.
Por: Paula Lima