Inep divulgou o edital do Enade 2023

Por em 30 de maio de 2023

Nesta sexta-feira, 26 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep publicou, o edital do Exame Nacional Desempenha de Estudantes – Enade 2023 com as diretrizes, os procedimentos, os prazos para realização da prova. A aplicação das provas ocorrerá no dia 26 de novembro.

O Enade 2023 avaliará os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao Ano I do Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Áreas relativas ao grau de Bacharel:

1. Agronomia;
  2. Arquitetura e Urbanismo;
  3. Enfermagem;
  4. Engenharia Civil;
  5. Engenharia de Computação I;
  6. Engenharia de Produção;
  7. Engenharia Mecânica;
  8. Medicina;
  9. Medicina Veterinária;
  10. Zootecnia.

Áreas relativas ao grau de Tecnólogo:

1. Gestão Ambiental;
  2. Segurança no Trabalho; e
  3. Agronegócio.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o desempenho dos estudantes concluintes no processo de aprendizagem em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes.

Neste ano, o exame contará com novidades, a composição da prova mudou, a avaliação continuará com 40 perguntas, 10 questões de formação geral, contendo 9 questões de múltipla escolha e 1 discursiva. O componente específico terá 30 perguntas referentes à área na qual o estudante está sendo formado, dessas, 29 questões de múltipla escolha e 1 discursiva.

Fonte: Informações fornecidas pela DAAE/Uema