Em 2023, UEMA tem mais de 79% de alunos ingressantes vindos de escolas públicas​


Por em 22 de maio de 2023



Dados divulgados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROG), nesta segunda-feira (22), traçam o perfil socioeconômico dos alunos aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) que se matricularam na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em 2023. De acordo com o levantamento, 23 mil novos universitários se matricularam nos cursos de graduação da UEMA em 2023. Desses, 79,20% são oriundos de escolas públicas. Além disso, 19,70% são autodeclarados pretos.

A entrada de estudantes da rede pública na única instituição de ensino superior estadual é essencial para a democratização do acesso à educação para milhões de maranhenses.

Na UEMA, 79,20% de alunos matriculados são oriundos de escola pública em seus cursos de graduação e, dentre eles 19,70% autodeclarados pretos. A entrada de estudantes da rede pública na única instituição de ensino superior estadual é essencial para a democratização do acesso à educação para milhões de maranhenses.

Com o objetivo de promover o ensino de graduação e pós-graduação; a extensão universitária e a pesquisa; a difusão do conhecimento e a produção de saber, a UEMA foi criada em 1981, a partir da Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM), que agrupava quatro escolas isoladas de ensino superior.

Desde então, a UEMA tem avançado na interiorização por meio do ensino, da pesquisa e da extensão para estar presente em todo o estado. Democratizando, ao longo dos anos, o acesso ao conhecimento para milhões de maranhenses. produção de saber e de novas tecnologias, interagindo com a comunidade, com vistas ao desenvolvimento do Maranhão.

Único restaurante universitário estadual grátis do Brasil

Garantindo a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) o direito de uma alimentação saudável, o Restaurante Universitário (RU), além de ser um espaço de integração social dos alunos fora da sala de aula é, também, o único do Brasil a oferecer refeições gratuitas dentro do espaço institucional de educação e ciência. Dessa forma, reforçando o pioneirismo no compromisso social, a partir desta segunda-feira (13), o RU vai assegurar, ainda, o jantar de graça.

De acordo com o reitor da UEMA, Walter Canales, a assistência estudantil do RU possibilita a permanência do aluno dentro da universidade por oferecer alimentação adequada e condição de acesso à própria vida acadêmica.

“A assistência estudantil é de suma importância dentro da Universidade. Não somente na alimentação, como também no auxílio moradia, creche ou permanência. O RU gratuito é inédito dentro do parâmetro nacional e se mantém até hoje de forma que possa fazer com o que o aluno de São Luís seja beneficiado com esse importante suprimento de necessidade”, disse o reitor.

Por:Stella Gonçalves



Últimas Postagens