DPA visita instituições para a troca de experiências referentes à gestão de documentos

Por em 11 de maio de 2023

A equipe de Gestão Documental da Divisão de Protocolo e Arquivo da Universidade Estadual do Maranhão (DPA/Uema) visitou durante essa semana os arquivos da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e do Conselho Estadual de Educação (CEE), com intuito de trocar experiências referentes a gestão de documentos.

Na visita feita à Universidade Federal do Maranhão (08/05), que foi intermediada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Ufma, foram demonstradas as técnicas e sistemas empregados no gerenciamento dos assentamentos individuais, peças documentais que contam a vida funcional dos servidores. Houve ainda troca de informações quanto ao descarte correto dos arquivos com vista a racionalizar o uso dos recursos.

No Conselho Estadual do Maranhão (10/05) o intuito foi conhecer como foi é feita a organização dos documentos administrativos e históricos e a criação do Centro de Documentação Maria José Palhano e do Memorial da Instituição, instrumentos de resgaste e preservação da história dos atos e vivências do órgão. Em contrapartida, a Uema demonstrou como são produzidas e utilizadas as tabelas de temporalidade e destinação de documentos, construindo debate sobre o uso responsável de papel e espaço.

Fonte: DPA/Uema