Colação de Grau em Balsas gradua cerca de 100 formandos

Por em 4 de maio de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou na noite de ontem (03), a cerimônia de outorga de grau do Campus Balsas, que reuniu gestores, professores, familiares e amigos dos formandos. A outorga foi concedida a cerca de 100 formandos dos cursos de Administração Pública, Agronomia Bacharelado, Enfermagem Bacharelado, Geografia Licenciatura, Letras Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Matemática Licenciatura e Tecnologia em Gestão Comercial.

O reitor da UEMA, Walter Canales Sant’Ana, destacou: “Caros formando, esse momento pode ser caracterizado como uma intersecção dos tempos, do passado, do presente e do futuro, como se nós fôssemos agentes do tempo. Que no passado tivéssemos construído o presente e no presente estivéssemos construindo o nosso futuro. Hoje, vocês encerram um ciclo e a partir de amanhã inicia o futuro de vocês. Portanto, saibam que temos que continuar sempre nos atualizando, porque aquele que não se atualiza está fadado a não conseguir competir no mercado de trabalho. Esse é o futuro do estudo e da competitividade. Tenho certeza que vocês amadureceram nesse período e que estão preparados para enfrentar o amanhã. E o mais importante, é a preparação que vocês fizeram dentro de vocês para conseguirem se reinventar a cada dia, tenho certeza e faço votos que vocês terão sucesso!!”.

A formanda Vitória Gabriela Silva Oliveira, do curso de Enfermagem, foi a oradora oficial dos concludentes da noite e durante seu discurso disse: “Hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas e esta, sem dúvidas, é apenas uma das tantas vitórias que estão por vir. Foram 5 anos de muito aprendizado, desafios enfrentados e aqui estamos com a certeza de mais do que nunca somos vitoriosos. Estamos encerrando mais um ciclo em nossas vidas e assim começaremos outro! É uma data tão especial, ao olharmos para trás vemos o quão forte fomos. Para encerrar, falo por toda a turma, pois muitas vezes fomos apenas um, somos gratos, aos professores, a coordenadora do curso, ao reitor, e em especial a Deus, nossa família e amigos, que fizeram sacrifícios e nos apoiaram durante essa caminhada”.

Segundo a paraninfa, professora Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner, do Curso de Letras, “a Formatura é um dos momentos mais significativos da vida, um misto de emoções que passa em nossos corações, como podemos destacar: a alegria e a esperança. A conclusão de um Curso Superior não é um ponto de chegada, e sim, uma etapa na caminhada, uma breve parada para agradecer antes de partir para novas conquistas. Caríssimos formandos, nesta nova etapa da vida de vocês, trabalhem para a construção de um mundo mais fraterno, desempenhando suas funções com muita ética, generosidade e honestidade. Boa Sorte!”

Em seu discurso, a diretora do Campus Balsas, Maria Célia falou: “Não há como não se lembrar do que sentimos desde os primeiros dias da vida acadêmica de vocês. A cada dia que estiveram na Uema, algo profundo e vivo sedimentava a relação entre nós e vocês, com troca de conhecimento, no despertar de nossa maturidade, porque amadurecemos conjuntamente, numa expressão de autonomia e liberdade. Quantas lembranças permanecerão! Neste momento, refletimos sobre os caminhos pelos quais percorremos, ou deixamos de percorrer, sobre o compartilhamento de nossas experiências. Que tenhamos ensinado, ainda, a busca por uma sociedade com um verdadeiro desenvolvimento: erradicação do analfabetismo; melhoria da escolaridade da população, das condições de acessibilidade, com todos os níveis de conhecimento acessíveis a todos”.

“Prezados formandos, desejamos neste momento tão singular, que as lições, os estímulos, cada dia de estudo, de construção do conhecimento, cada vitória sejam a recompensa pelos esforços numa história de dedicação à profissão que ora abraçam, com competência, préstimo, honestidade, verdade e trabalho, valores que irão lhes possibilitar alcançar o respeito como profissionais que já são”.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos campi que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo do curso de graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

Por: Karla Almeida
Fotos: Rafael Carvalho