Articulada com a Forproex, Proexae reafirma potencial da extensão universitária na transformação social

Por em 4 de maio de 2023

O Fórum de Pró-reitores(as) das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) abriu o prazo para as instituições preencherem o Censo da Extensão Universitária, ano base 2022, a fim de atuar conjuntamente com o Ministério da Educação (MEC) na construção de políticas públicas de orçamentação da extensão em universidades e institutos federais. O formulário pode ser preenchido até o dia 23 de Maio, pelo link: https://abre.ai/censodaextensao2022

A construção do formulário teve como referência os indicadores propostos pelo Acórdão 461/2022 do Tribunal de Contas da União (TCU), que foram debatidos nos encontros nacionais do FORPROEX, com a presença das instituições participantes.

Para o presidente do Forproex, professor Helder Eterno, o preenchimento por todas as instituições é fundamental para que se tenham um panorama real das ações realizadas em todo o País. “A participação das instituições será importante para que tracemos políticas públicas conjuntas de fomento à extensão nos institutos federais e nas universidades públicas(estaduais, municipais e federais”, destaca Helder.

AUDIÊNCIA
No próximo dia 25 de Maio, a Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados, promoverá audiência pública sobre a orçamentação da extensão nas instituições públicas de ensino superior (institutos federais, universidades federais, universidades estaduais, universidades municipais e demais instituições públicas). A audiência acontecerá presencialmente, às 9h.