Alunos do Curso de Enfermagem do Campus Caxias realizam atendimento como prática de extensão

Por em 8 de maio de 2023

Acadêmicos do Curso de Enfermagem do Campus Caxias, por meio da Liga Acadêmica de Educação e Saúde (LAES), realizaram no último sábado ação social como prática de extensão na Unidade Integrada Municipal Hélio de Sousa Queiroz, situada no bairro Caldeirões, em Caxias.

Durante a ação, foram registrados cerca de 40 atendimentos a estudantes na faixa etária de 8 a 18 anos. Fernando, morador do bairro Caldeirões, elogiou a ação dentro da comunidade. “Os alunos da escola da nossa comunidade foram a consulta e exames, logo, ter essa iniciativa voltada para a saúde e conscientização sobre a dengue e outras doenças é de grande importância para a nossa comunidade”, conta.

A professora Rosângela Nunes Almeida, Diretora do Curso de Enfermagem, conta como funciona a parceria da liga acadêmica com a comunidade para a realização da ação social. “Temos como parceira a Secretaria Municipal de Saúde. Estamos ofertando diversos serviços à comunidade. Temos alunos colaboradores do 1º, 2º, 4º, 7º e 9º períodos. Estamos fazendo Educação e Saúde sobre higienização das mãos, visitas domiciliares, com o intuito de orientar a comunidade sobre os riscos da dengue e, principalmente, prevenir. Hoje estamos unindo o útil ao agradável”, explicou.

De acordo com a Diretora, a parceria permitiu a aplicação de vacinas contra Influenza, Covid e outras de rotina. Foi disponibilizado um médico para atender a população de comunidades vizinhas que foram até o bairro Caldeirões, fazendo triagem, com aferição de pressão, antropometria (verificação das medidas do corpo, como peso e altura, para fazer uma avaliação corporal), testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C. O objetivo da Liga é prestar assistência à população e realizar atividades de educação e saúde, se colocando à disposição para estar próximo à comunidade.

Por: Gabrielle Siebra