Alunas de Ciências Sociais do Programa Ensinar/UEMA produzem podcast sobre educação inclusiva

Por em 9 de maio de 2023

Alunas do Curso de Ciências Sociais do Polo Santa Luzia do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão produzem podcast sobre Educação Inclusiva e mecanismos de divulgação. A programação foi inserida no Programa É Hora de Conscientizar, transmitido pela Rádio Dom Romero FM.

O podcast foi dividido em quatro programas, com os seguintes temas: O Blog educação inclusiva; Metodologias ativas como mecanismos de ensino aprendizagem; Histórico da educação inclusiva no Brasil; Relatos e experiências de inclusão e Um olhar sociológico sobre a Educação Inclusiva. Além do podcast há a realização, também, de palestras sobre o tema. E elas mantém um Blog, com informações acerca da educação inclusiva.

Acesse Blog AQUI.

A inciativa surgiu como proposta pedagógica do Trabalho de Conclusão de Curso das acadêmicas Juliana Rodrigues Meneses, Larissa de Alencar Rodrigues e Maria Oneide Silva.

Entre os objetivos está apresentar para a população luziense e público envolvido que pode-se fazer parte da educação inclusiva, bem como a inclusão social, além de motivar aos profissionais a buscar por metodologias ativas direcionadas a educação inclusiva; orientar as famílias de alunos com deficiência a lutar e buscar os direitos dos filhos que é participar, estar inseridos na Educação Inclusiva; e incentivar a coordenação, psicólogos, assistentes sociais, gestão escolar e famílias a caminhar juntos em prol do desenvolvimento e inclusão do público alvo.

“Quando escolhemos prosseguir com a problemática acerca da Educação Inclusiva, foi tendo como um dos principais objetivos a reflexão acerca dos processos educacionais, a expansão de informações e de fato a conscientização da importância de debater esse tema. O aprendizado adquirido através da execução desse trabalho é uma construção de conhecimento obtida através da troca de experiências, de relatos e de muita leitura. Além de concretizar a minha visão como Cientista Social em formação, sobre a importância do estudo das Ciências Sociais”, disse Juliana.

Para Larissa, o tema Educação Inclusiva vem acompanhando elas durante o percurso em que estão fazendo o curso de Ciências Sociais, já tendo sido usado em projetos e planos de ação das disciplinas de Prática, e foi escolhido por elas para debater, e também através dessas ações, ensinar e aprender. “Pois não é apenas sobre informar, é sobre incluir e sentir-se incluída, tendo em vista que levo como aprendizado que a Educação Inclusiva é para todos, não se trata só da educação para pessoas com deficiências, mas é bem mais abrangente. E esse é um tema que me trouxe muito aprendizado, contribuindo bastante para mim enquanto universitária tanto quanto como ser humano”, destacou ela.

De acordo com Maria Oneide, “o interesse em refletir sobre Educação Inclusiva surgiu primeiramente no meu coração com a necessidade de incluir minha sobrinha deficiente, Sabrina Veras Lima. Meu objetivo era que assim como a Sabrina todas a pessoas com deficiência pudessem se sentir parte da Educação Inclusiva e da Inclusão Social. E tem sido satisfatório poder contribuir de forma significativa para a efetivação da Inclusão, o curso de Ciências Sociais – Licenciatura me proporcionou uma mudança intelectual grandiosa e prazerosa com por exemplo participar da aplicabilidade desta proposta pedagógica, a cada podcast, a cada palestra me sinto feliz por estar de fato exercendo o meu lugar e papel de cientista social”.

Por Paula Lima