Academia de Polícia Militar é homenageada na ALEMA; UEMA já formou mais de 800 oficiais por meio do CFO


Por em 12 de maio de 2023



                                                     

A Assembleia Legislativa do Maranhão homenageou os 30 anos de fundação da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), em sessão solene nessa quinta-feira (11), no Plenário Nagib Haickel. A solenidade foi proposta pelo deputado Wellington do Curso (PSC) e reuniu representantes das forças de segurança do estado e outras autoridades.

Fundação 

Fundada em 1993, a APMGD, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), já formou 830 oficiais combatentes, por meio do Curso de Formação de Oficiais (CFO) ofertado pela universidade. Destes, 786 são do Maranhão; 25 do Piauí; cinco do Acre; quatro do Ceará; e dez de Sergipe, diplomados como bacharéis em Segurança Pública.

Atualmente, a APMGD possui o efetivo de 154 cadetes, sendo 51 do CFO III, 52 do CFO II e 51 do CFO. Além de formar novos oficiais, a APMGD desenvolve o curso de especialização em Gestão de Segurança Pública, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo conferido a titulação de especialista a 202 capitães.

Outra atribuição da Academia é a habilitação das praças ao ingresso nos Quadros de Oficiais da Administração e Especialistas, conferida através da realização do Curso de Habilitação de Oficiais da Administração e Especialistas.

Sobre o Curso de Formação de Oficiais-Polícia Militar (CFO-PM/UEMA)

O Curso de Formação de Oficiais-Polícia Militar (CFO-PM/UEMA) gradua bacharéis em Segurança Pública, com formação técnico-profissional calcada nos princípios básicos humanísticos, nos direitos humanos e cidadania. Considerado suis generis, implantado em 1993, resultando em uma formação de oficiais de vanguarda no Brasil.

Antes de 1993, a formação profissional dos Oficiais da PMMA era em Academias de Polícia Militar de outros Estados, com pouca oferta de vagas e alto ônus financeiro para o Estado. Para atender as demandas locais foi celebrado um convênio de mútua cooperação técnico-cientifica, entre a Universidade Estadual do Maranhão, a Polícia Militar do Maranhão e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, visando à formação de Oficiais para ambas as Corporações.

O curso é de natureza integral, pela manhã na Academia da Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) e a tarde na UEMA. Ao ingressar no Curso, o cadete passa à situação especial de aluno. Seus concludentes, Aspirantes a Oficiais, estão aptos a desempenhar as funções do posto de 2º Tenente a Capitão PM, para exercer atribuições de comando, chefia e liderança sobre integrantes das respectivas Corporações, no âmbito administrativo e operacional afetos, na gerência de pessoal e de meios no âmbito administrativo e; ainda em consonância com o Art. 144 da Constituição Federal de 1988 e, eventualmente, em atuações tipicamente militares, de enfrentamento de situações de violência.

A promoção interna na Polícia Militar depende do desempenho individual, ao final de 06 meses será promovido para o cargo de 2º tenente e ao longo da carreira, conforme a qualificação e mérito podem galgar por todas as patentes da carreira militar: 1º tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel.

Por: Assessoria de Comunicação com informações da Assembleia Legislativa do Maranhão



Últimas Postagens