UEMA realiza colação de grau em Codó

Por em 14 de abril de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão realizou nesta quinta-feira (13) a cerimônia de outorga de grau do Campus Codó.

A outorga foi concedida a cerca de 50 formandos dos cursos de Administração Bacharelado, Geografia Licenciatura, História Licenciatura, Pedagogia Licenciatura e Superior de Tecnologia de Gestão Ambiental.

A oradora oficial da noite, a formanda Luciana de Castro Sousa, do curso de Administração, afirmou “um turbilhão de emoções nos rodeia nesse instante, um misto de alívio e saudade, de medo e coragem de enfrentar os novos desafios. Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado. Temos aqui uma turma de vencedores sempre em busca de conhecimento. Ao longo da nossa trajetória acadêmica passamos por vários desafios mas nós sempre tivemos um incentivo maior que não nos deixou desistir. Quando olho para os meus colegas vejo o quanto evoluímos, mudamos e conquistamos voos altos porque escolhemos persistir e entendemos que nunca é tarde para correr atrás dos nossos sonhos e com força de vontade estamos aqui para encerrar com chave de ouro esse ciclo de aprendizado”.

Segundo o paraninfo, professor Márcio André Terto Carneiro, do Curso de Administração, “degrau por degrau, cada um evoluiu de acordo com suas necessidades e transpuseram todas as barreiras, agradeço por todos os momentos. Sinto-me muito orgulhoso de ver todos esses rostinhos que caminharam junto conosco para alcançar o que vocês mais desejavam, e o melhor de tudo, pude presenciar a evolução de cada um. Vivam bem e façam o caminho de vocês! Quero vê-los como pessoas e profissionais comprometidos, pois sei que são pessoas de bom coração que vão ajudar a transformar o mundo, com conhecimento, com braços abertos a quem precisar. Espero que continuem sendo esforçados e curiosos, pessoas que buscam e pesquisam aquilo que querem saber, o mundo está esperando vocês!”

A Diretora do Campus Codó, Deuzimar Costa Serra, em seu discurso disse: “Hoje é uma noite memorável, plena de alegria, com os melhores sentimentos sobretudo de gratidão a Deus e a todos que colaboraram para a concretização de tudo que realizamos durante o percurso da formação. Diante desse cenário, somos convocados a continuar nossa missão em defesa da vida, nosso maior patrimônio, que a nossa formação acadêmica nos permita dar o melhor da gente, nos espaços que habitamos e na profissão que exercemos, para o nosso próprio bem, das gerações do presente e do futuro, como prova de que o conhecimento nos torna melhores do que ontem e hoje em busca permanente da felicidade humana! Vamos juntos defender uma educação digna, humana e cidadã para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos”.

Para o vice-reitor, Paulo Catunda, que na oportunidade representou o reitor Walter Canales, “a Universidade molda e encaminha a gente, é um espaço de via de mão dupla, pois ninguém é detentor do conhecimento em sua totalidade. Local onde existem diálogos, com constantes construções e trocas de conhecimentos, pois os alunos conseguem olhar as coisas que são repassadas por diversos ângulos que muitas vezes não são visto por nós professores. Essa troca de conhecimento é algo indispensável no processo de aprendizagem, possibilita a construção da autonomia e do pensamento crítico sempre na busca de uma sociedade mais justa, vamos ajudar a formar pessoas com um senso crítico. Formandos, nunca parem de buscar conhecimentos, nunca se coloquem em uma posição de indisponibilidade, pois a gente sempre tem o que aprender. Vocês, a partir de hoje, vão se juntar a uma multidão que a Uema forma. Desejo que vocês tenham uma carreira de muito trabalho e sucesso.”

Como forma de destaque e reconhecimento pelo desempenho durante a graduação, a UEMA torna pública a valorização do seu corpo discente e com isso, instituiu, por meio da resolução do Conselho Universitário, o título de Mérito Acadêmico. Este título é concedido aos alunos que alcançaram maior coeficiente de rendimento ao longo do seu curso de graduação.

Na oportunidade, a formanda Luciana de Castro Sousa, do Curso de Administração, recebeu o Mérito Acadêmico.

Por: Karla Almeida
Fotos: Luis Paulo