UEMA realiza colação de grau do Campus Itapecuru Mirim nessa terça-feira (4)
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 5 de abril de 2023
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na noite dessa terça-feira (4), a cerimônia de outorga de grau do Campus Itapecuru Mirim, que reuniu gestores, professores, familiares e amigos dos formandos.
A outorga foi concedida a cerca de 30 formandos dos cursos de Geografia Licenciatura, Letras Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Superior em Tecnologia em Gestão de Agronegócio, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial.
Em seu discurso, o vice-reitor da UEMA, Paulo Catunda, destacou a importância do município de Itapecuru, ressaltando que o rio da cidade abastece 60% da população maranhense e salientou, também, sobre dois momentos que marcam a vida dos alunos dentro da Universidade.
“Itapecuru Mirim é um município inspirador. Hoje, todos os formandos deixaram um legado na UEMA. Há dois momentos de suma relevância para os alunos: o acolhimento acadêmico e a colação de grau. Nosso papel dentro da Universidade é formar grandes profissionais, fazer com que a sociedade tenha profissionais de alta qualidade. Dessa forma, a UEMA luta por esse processo para torná-los mais humanos e que ajudem a desenvolver, cada vez mais, o estado do Maranhão”, disse o vice-reitor, Paulo Catunda.
Durante a cerimônia, a Diretora do Curso, Thalita Serra enfatizou: “A conquista não é gratuita, e sim, fruto do desejo e do esforço do seu conquistador. Por mais solitário que pareça ter sido a sua caminhada, o conquistador nunca a conseguiria sozinho. Sei que os dias foram longos, difíceis e árduos. É na conquista que depositamos nossos limites. É a partir dela que enxergamos novos horizontes, percebemos a existência de novos desafios e construímos um mundo novo. E, assim, seremos sábios, ao reconhecermos humildemente nossas limitações e tornamo-nos esperançosos por saber que somos capazes de ir muito mais além”.
A formanda do curso de Pedagogia, Antoniele, relembra que o início da graduação foi difícil, mas hoje o sentimento é de gratidão.
“A turma começou com 40 alunos e apenas 20 estão se formando, ou seja, podemos dizer que vencemos todos os obstáculos. A UEMA foi uma chave de oportunidades na minha vida, visto que a universidade abriu portas para o mercado de trabalho e já estou atuando na área de Pedagogia. Eu tenho muito orgulho de ser UEMA!”, disse a formanda.
A Paraninfa Claudiene Diniz da Silva ressaltou, em seu discurso, que ninguém além dos formandos sabem a exata dimensão da vitória celebrada nessa noite.
“Essa é hora que vocês olham para trás e relembram de momentos difíceis dessa caminhada, momentos em que pensaram em desistir, momentos em que achavam que não iam conseguir. Depois de olhar para trás, agora peço que olhem para frente, para o futuro que os aguarda. Sonhem alto, porque hoje estão mostrando para se e para todos os presentes que o sonho da graduação foi alcançado”, disse.
Por: Stella Gonçalves
Fotos: Rafael Carvalho