UEMA e EMBRAPA fomentam parceria institucional em reunião realizada nesta quinta-feira (20)

Por em 20 de abril de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se reuniram, nesta quinta-feira (20), para fomentar uma parceria entre as instituições com objetivo de construir laboratórios e atuar conjuntamente na geração de conhecimento e desenvolvimento do Estado.

O magnífico reitor, Walter Canales, reafirmou a união entre UEMA e EMBRAPA. “Nós queremos ampliar a nossa parceria e estamos desenvolvendo um local para abrigar a massa crítica existente entre as duas instituições envolvidas com pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação, de forma que possamos pensar no desenvolvimento do Estado do Maranhão, de maneira conjunta e unindo nossos pesquisadores. Assim, o benefício vai, também, para os alunos, especialmente aqueles da pós graduação”, disse o reitor.

Para o vice-reitor Paulo Catunda, a parceira é de mão dupla, tendo em vista que a Embrapa ganha com os pesquisadores da UEMA e, por conseguinte, a universidade recebe os investimentos que a Embrapa tem a oferecer.

“Nós temos modelos já em andamento com a Federal do Ceará e na Federal Rural do Rio de Janeiro, onde a EMPRAPA atua e obtém um resultado de sucesso no apoio as pós graduações e as trocas de experiências com os pesquisadores. Vamos facilitar o processo para que a pesquisa no Maranhão seja melhorada e resolver problemas com a capacidade dos pesquisadores da UEMA e EMPRAPA”, destacou Catunda.

Na oportunidade, o chefe geral da EMBRAPA, enfatizou o desejo em assegurar a parceria com a Universidade. “Nós vamos criar mais sinergia em relação à infraestrutura, em compartilhamento de laboratórios. Já é uma ideia que estamos trabalhando há algum tempo e vamos aproximar, ainda mais, as duas instituições. Vamos dar um passo mais objetivo nessa direção e na colaboração mais efetiva no Campus de São Luís”, ressaltou Marco Aurélio Bonfim, chefe geral da EMBRAPA.

Por: Stella Gonçalves

Fotos: Rafael Carvalho