UEMA divulga editais do PIBIC e PIBIC/Ações Afirmativas

Por em 18 de abril de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, divulgou os editais para seleção de projetos e orientadores do Programa de Iniciação Científica – PIBIC (EDITAL N.º 20/2023-PPG/UEMA) e do Programa de Iniciação Científica Ações Afirmativas (EDITAL N.º 21/2023-PPG/UEMA). As inscrições acontecem de 18 de abril a 19 de maio.

A chamada pública tem como objetivos estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais da UEMA, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa e contribuir para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa.

Serão priorizados para concessão de bolsas os projetos que foram aprovados em agências de fomento e cuja vigência esteja compreendida no período da concessão da bolsa (setembro de 2023 a agosto de 2024).

No Edital PIBIC, cada professor poderá ser contemplado com, no máximo, cinco bolsas, considerando o total de projetos aprovados, distribuídas por titulação e instituição de fomento. E o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de graduação da UEMA durante todo o período de vigência da cota. Serão oferecidas 250 bolsas pelo programa PIBIC/FAPEMA, 200 bolsas pelo Programa PIBIC/UEMA e 76 bolsas pelo CNPq.

Já no PIBIC/Ações Afirmativas, cada professor poderá ser contemplado com, no máximo, duas bolsas, considerando o total de projetos aprovados, distribuídas por titulação e instituição de fomento. E o aluno deve ter entrado na UEMA por meio de ações afirmativas (sistema especial de vagas e/ou isenção do pagamento da taxa de inscrição referente aos processos seletivos de acesso aos cursos de graduação da Instituição). Serão oferecidas cinco bolsas pelo programa PIBIC-AF e cinco bolsas pelo CNPq.

Lembrando que entre os planos de trabalho concorrentes à bolsa, aqueles aprovados e não classificados poderão ser incluídos no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).

Acesse os editais e faça a sua inscrição AQUI.

Por Paula Lima