UEMA abre inscrições para editais de Auxílios Estudantis

Por em 5 de abril de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Coordenação de Assuntos da Comunidade Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), lança nesta quarta-feira (05), os editais de cinco auxílios estudantis. Durante período de 05 a 25 de abril, os alunos interessados poderão realizar sua inscrição de forma 100% online pelo SigUema.

Os auxílios contemplados são: Alimentação, Creche, Moradia, Bolsa de Apoio aos Estudantes com Deficiência e Bolsa Permanência.

O Auxílio Alimentação objetiva complementar despesas com alimentação, nos campi onde não exista restaurante universitário, aos estudantes de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O Auxílio Creche tem por objetivo contribuir com a redução da evasão acadêmica decorrente da maternidade, de estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, assegurando-lhes a concessão de apoio financeiro, exclusivamente, para pagamento de despesas com creche.

Auxílio Moradia que tem o objetivo de assegurar a concessão de apoio financeiro para o pagamento de despesas com moradia e evitar a evasão de estudantes, regularmente matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, cujas famílias residam em outro país, estado ou município diferentes dos campi onde estejam matriculados, assegurando-lhes a concessão de apoio financeiro, exclusivamente, para pagamento de despesas com moradia.

A Bolsa de Apoio aos Estudantes com Deficiência tem por objetivo contribuir para a democratização das condições de permanência dos estudantes com deficiência na educação superior, assegurar igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas e fortalecer políticas institucionais referenciadas na inclusão social pela educação.

A Bolsa Permanência tem por objetivo minimizar a evasão nos dois primeiros períodos dos estudantes matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, na qual o estudante será encaminhado para desenvolver atividades em um dos setores da UEMA, sob supervisão da um(a) professor(a).

Por: Gabrielle Siebra