Programa São Luís Saudável: UEMA incentivando um estilo de vida saudável para a pessoa idosa

Por em 20 de abril de 2023

Viver por mais tempo é um desejo que todos têm e, acima de tudo, viver com saúde, qualidade e liberdade, aproveitando melhor a vida depois dos 60 anos. Pensando nisso, surgiu o Programa São Luís Saudável, que objetiva promover o bem-estar físico, mental e social da pessoa idosa por meio da atividade física, estimulando novos hábitos e cuidados preventivos.

Nessa perspectiva, este ano, a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (SEMDEL), fez algo diferente! Adentrou os portões da Universidade Estadual do Maranhão, firmando parceria com a instituição, para implantação de um Polo do Programa São Luís Saudável, na UEMA. Essa parceria foi viabilizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), tendo em vista à conjugação de esforços com o Programa Universidade Aberta Intergeracional (UNABI).

O Programa UNABI é destinado a pessoas idosas, criado em 2016, por iniciativa da UEMA, resultante do compromisso político social com a melhoria da qualidade de vida da população maranhense. Constitui-se um desafio e uma nova experiência ao proporcionar a pessoa idosa acesso ao conhecimento e à troca de experiências por meio de atividades socioeducativas.

De acordo com a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Profa. Ilka Serra, com essa iniciativa a UEMA evidencia a sua missão como uma universidade que transforma a vida das pessoas. “Esse programa é muito importante, considerando que suas ações focam principalmente, ao objetivo do desenvolvimento sustentável, que é assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Alia-se a isso, à questão da inclusão, ou seja, a inserção da pessoa idosa nesse contexto, através da extensão, cultura e esporte”, disse ela.

Para o professor Fabiano Furtado, Coordenador de Cultura e Desporto da UEMA, “o programa na Universidade visa fortalecer uma pauta e compromisso social da gestão Universitária com a saúde, bem-estar e qualidade de vida da população, possibilitando que esse grupo de idosos possa usufruir de oportunidades para uma vida mais ativa e saudável. As aulas serão ofertadas duas vezes por semana nos turnos da manhã e tarde, e estamos muito otimistas, com expectativa de levá-lo para outros campi, contribuindo para o desenvolvimento social da nossa cidade e do Estado do Maranhão”.

Lançamento do São Luís Saudável na UEMA.

Por meio do São Luís Saudável, a pessoa idosa tem acesso a uma série de atividades em segmentos como exercícios físicos, jogos esportivos e ações pedagógicas. Estão incluídas atividades motoras, aeróbicas, alongamentos, danças e vôlei. A programação é desenvolvida considerando a faixa etária dos participantes e suas potencialidades, sendo específicas entre cada grupo e seus professores. Esse público ainda assiste palestras sobre temas da terceira idade, proferidas por profissionais parceiros da área de saúde, como geriatras, psicólogos e psiquiatras.

“Quando pensamos no protagonismo da pessoa idosa, que é o objetivo principal da UNABI, isso passa pela questão da saúde. Não há protagonismo sem saúde, sem qualidade de vida. Então, o São Luís Saudável vem complementar, corroborar com as ações da UNABI, uma vez que temos dois componentes curriculares que tratam exatamente dessa questão, que é corpo e movimento, educação física e envelhecimento. Chegou, então, o Programa São Luís Saudável para dentro da UEMA, se juntando à UNABI, a fim de fortalecer esse tipo de ação. Muito importante, muito oportuno essa iniciativa e a aceitação foi muito boa. Que seja um sucesso no sentido de atender essa grande demanda da sociedade, que precisa de um programa com esse para possibilitar maior qualidade de vida”, destacou a Coordenadora Geral da UNABI, Profa.Efigênia Magda Vieira.

Segundo o Secretário Adjunto da SEMDEL, Arnaldo Murad, as atividades do projeto são dinâmicas e cuidadosamente planejadas. “A importância da manutenção da saúde e cidadania, além da inclusão social na terceira idade são incentivadas durante as atividades. As pessoas idosas precisam de oportunidades de espaços para que possam fazer as atividades físicas. Então, a UEMA está dando essa oportunidade para que possam praticar os exercícios de forma saudável”, afirmou Arnaldo.

Assim, todos comungaram da ideia e a procura não para. Estão com grandes expectativas e colocando a saúde em primeiro lugar. É a UEMA incentivando uma vida saudável para as pessoas idosas!

Coral UNABI.

Por: Paula Lima