Professoras do Curso de Biologia do Campus Caxias participam de Congresso Internacional


Por em 26 de abril de 2023



Profa.Dra.Valéria Cristina Soares Pinheiro, Diretora do Campus Caxias

                                                       

A Profa.Dra.Valéria Cristina Soares Pinheiro, diretora do Campus Caxias, participou, de 16 a 19 de abril, do XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia, realizado em Aracaju, Sergipe. Também participaram a Profa. Dra. Rosa Cristina Ribeiro da Silva e a Profa. Dra. Antônia Suely Guimarães e Silva.

Profa.Dra.Rosa Cristina

“No evento foram apresentados trabalhos resultantes dos projetos de pesquisas de alunos de Iniciação Científica, de Mestrado e Doutorado. Ao todo foram 8 trabalhos apresentados: 5 em forma de banner e 3 selecionados para apresentações orais. As professoras Rosa Cristina e Antônia Sueli fizeram apresentações orais durante um Simpósio de Flebotomínios. Foi um encontro internacional, com a participação de instituições nacionais e estrangeiras”, explicou a Profa.Valéria Cristina. 

Profa.Dra.Antônia Sueli

Os alunos que participaram das apresentações foram: 

Quezia da Silva Almeida, Tamires da Silva Costa e Ronayce Conceição de Jesus Serrão Pimenta (Graduação do Curso de Biologia e Ciências Naturais); 

Zenóhbia Verônica Santos Ribeiro e Judson Chaves Rodrigues (Mestrado PPGBAS – Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde, do Campus Caxias); 

Juliete Lima Viana; Katiane dos Santos Lobo; Sêmilly Suélen Silva Sousa e Maxcilene da Silva de Oliveira (Doutorado). 

Títulos dos trabalhos: 

1-Contribuição para o conhecimento da fauna de flebotomíneos (Díptera, Psychodidae) na Reserva Biológica do Gurupi, na Amazônia Maranhense, Nordeste do Brasil. 

Judson Chaves Rodrigues (mestrado), Rosa Cristina Ribeiro da Silva (bolsista de  fixação de doutor do PPGBAS), Maxcilene da Silva de Oliveira (aluna de doutorado); Ronayce Conceição de Jesus Serrão Pimenta (aluna de graduação); Antonia Suely Guimarães e Silva (profa. do PPGBAS); Valéria Cristina Soares Pinheiro. 

2- Distribution of phlebotomine sand flies fauna (Diptera: Psychodidae) in anthropized áreas in the municipality  of  Codó, Maranhão, Brazil. 

Quezia da Silva Almeida (graduação); Antonia Suely; Ronayce Conceição; Maxcilene da Silva; Judson Chaves Rodrigues; Rosa Cristina Ribeiro e Valéria Cristina Soares Pinheiro. . 

3- Susceptibility of Aedes aegypti to spinosad and its biolarvicidal activity (Linnaeus, 1762) in populations in the municipality of Caxias-MA. 

Zenóhbia Verônica Santos Ribeiro (aluna de mestrado); Juliete Lima Viana (aluna de doutorado); Katiane dos Santos Lobo (aluna de doutorado); Joelma Soares da Silva (Profa. da UFMA – Universidade Federal do Maranhão de Codó); Antonia Suely Guimarães e Silva; Valéria Cristina Soares Pinheiro. 

4 – Levels of infestation and characterization of breeding places of Aedes aegypti and Aedes albopictus (Diptera, Culicidae) in a rural area of the municipality of Caxias, Maranhão. 

Tamires da Silva Costa (aluna de graduação); Sêmilly Suélen Silva Sousa; Valéria Cristina Soares Pinheiro. 

As professoras que apresentaram os trabalhos: 

Rosa Cristina Ribeiro da Silva – Bolsista de fixação de doutor do PPGBAS, que atua como professora na graduação e na Pós-graduação, desenvolve pesquisa e tem como supervisora a Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro; 

Antonia Suely Guimarães e Silva – Professora credenciada do PPGBAS, colaboradora do LABEM (Laboratório de Entomologia Médica do Campus Caxias) no desenvolvimento de pesquisas e orientações de alunos de graduação e Pós. 

Valéria Cristina Soares Pinheiro – Professora efetiva da UEMA – Campus Caxias, Coordenadora do LABEM e dos projetos. 

Todas as professoras são credenciadas no Mestrado de Biodiversidade, Ambiente e Saúde. Os trabalhos são realizados no LABEM (Laboratório de Entomologia Médica) da UEMA Campus Caxias. 

O LABEM desenvolve pesquisas sobre insetos vetores das endemias no estado do Maranhão, como Dengue, Chikungunya, Zika e Leishmaniose com ênfase nas áreas  de Controle Biológico, com a utilização de Bactérias e Bioecologia desses vetores, levantamento de espécies e diagnóstico molecular para identificação de parasitos como vírus e protozoários.   

 Por: Emanuel Pereira



Últimas Postagens