Grupo nacional sobre implantação do 5G no Brasil terá participação de professores da UEMA
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 17 de abril de 2023
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), representada pelos professores do departamento da Engenharia de Computação Rogério Moreira Lima e Leonardo Gonsioroski, participará do grupo de trabalho nacional do 5G, que tem como objetivo coletar dados e estudar temas específicos da tecnologia e das fases de implantação da rede 5G no Brasil. O estudo subsidiará os órgãos do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).
A criação do GT foi aprovada com unanimidade pelo CONFEA, órgão que já vem recebendo contribuições da UEMA, por meio de ações executadas pelo professor Rogério Moreira Lima Silva, que atua como Conselheiro Regional e Coordenador Nacional Adjunto, tendo sido Coordenador Nacional em 2021, com trabalhos de destaque nacional.
Diante da importância do trabalho do GT, frente aos desafios que estão sendo impostos, a UEMA assume papel de destaque na condução na implantação das redes 5G no Brasil, especialmente na fiscalização da responsabilidade técnica de profissionais e empresas envolvidas.
“Como pesquisador, é uma grande oportunidade de entender e conhecer os reais desafios que estão sendo enfrentados pelo governo federal, empresas e profissionais da área, para implantação do 5G e por meio dos estudos e levantamento de dados que serão realizados, trazer contribuições propondo alterações na Resolução ANATEL nº 477/2017-Regulamento do Serviço Móvel Pessoal e na expedição de normas sobre prestação de serviços sobre telecomunicações tanto no regime público quanto privado”, afirma o professor da UEMA, Leonardo Gonsioroski.
Benefícios para a sociedade
Com a criação do grupo de trabalho, torna-se a maior a garantia de que a implantação da rede 5G no Brasil será executada dentro das normas e diretrizes estabelecidas na legislação e nas regulamentações específicas da área e a garantia de que os serviços sejam executados por empresas e profissionais devidamente registrados e qualificados.
“O grupo trará inúmeros benefícios para a sociedade, que vão desde a qualidade do serviço prestado e da rede 5G que será entregue para a sociedade até a redução ou eliminação de riscos de acidentes antes, durante e após a implantação da rede”, pontua Leonardo Gonsioroski.
Sobre o grupo
O GT é formado por 5 membros: 2 conselheiros federais e 3 especialistas. Dentre os conselheiros federais estão o Maranhense, Eng. Eletric. Genilson Pavão, e o carioca, Eng. Eletric. Jorge Bittencourt. Dentre os especialistas, estão o Maranhense Eng. Eletric. Rogerio Moreira Lima, um carioca o Eng. Eletric. Leonardo Gonsioroski e um mineiro Eng. Eletric. Marcius Vitale.
Por: Anne Cascaes