Equipe da Assessoria de Articulação dos ODS realizou reuniões em vários Campi da Uema

Por em 28 de abril de 2023

Durante toda a semana, uma equipe da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), esteve presente em diversos Campi da Universidade.

O circuito com reuniões entre a Assessoria Especializada na Articulação dos ODS e a comunidade acadêmica dos Campi teve o objetivo de dar uma visão geral sobre o Plano de Ação ODS, focada na implementação, de forma consistente, da Agenda 2030 e dos 17 ODS, com o intuito de mobilizar toda a comunidade universitária para a política de internacionalização e de desenvolvimento sustentável, por meio do ensino, pesquisa, extensão e gestão, bem como a necessidade de sensibilizar a todos para a promoção dos ODS.

A professora Ariadne Enéas Rocha (Assessora-Chefe), Luciana Oliveira Barros e a Assessora Técnica Cláudia Maria Costa e Silva, que fazem o Circuito ODS, apresentaram as atividades da assessoria, a socialização dos planos de ação dos ODS e sugeriram a indicação de docentes e discentes para compor uma Comissão ODS/UEMA.

O 1° Circuito ODS UEMA no continente, começou pelo Campus Timon, seguindo pelos Campi Coelho Neto, Caxias, Codó, Coroatá e Itapecuru.

A finalidade é que discentes, organizações estudantis, docentes e servidores participem e dialoguem sobre os desafios e o fortalecimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável em suas práticas acadêmicas e profissionais na Uema e por meio dos ODS possam solucionar problemas concretos da população maranhense.

A diretora do Campus Caxias, professora Valéria Cristina Soares Pinheiro, destacou: “Os Objetivos Sustentáveis são mundiais, frutos de um trabalho em conjunto de vários países, porque é uma necessidade diante das fragilidades de nosso planeta por conta de nossas ações. Agradecemos a presença da equipe, que desenvolve um importante trabalho, muito atual e exigido nos projetos”.

Segundo a assessora-chefe, professora Ariadne Rocha, “este é um momento de diálogo. A palavra mais importante dessa assessoria é articulação. Precisamos de parcerias sólidas, de mais segmentos e atores da Uema. A agenda 2030 é uma consolidação de todas as outras iniciativas de organização que já tivemos em busca de um desenvolvimento sustentável. E quando falamos sustentável não se trata apenas do segmento ambiental, mas também do social, do econômico e do cultural”, explicou.

E acrescentou, “é preciso um acompanhamento, a sensibilização e culturalização da ação, caso contrário, quando saímos de uma comunidade ou escola, o processo termina. Queremos parcerias eficientes nas relações intersetoriais da Uema, de instituições, com nossa universidade. Para solucionar problemas e crescermos juntos. A academia precisa de pesquisa aplicada, que resolva problemas, dê respostas para a sociedade”.

Conheça um pouco mais sobre o alinhamento das ações Uema com a Agenda 2030 e os ODS

A Uema institucionalizou a prática da Agenda e dos ODS, inicialmente, por meio da resolução 1047, que determinou o biênio ODS 2021-2022. Em seguida, houve a criação, em 2021, da Assessoria, com a Resolução 1050. Ocorreram palestras, criação de cursos, divulgações, parcerias como resultado da resolução do biênio. Também foi formalizada a Comissão ODS/UEMA.

O Plano De Ação ODS Uema 2023 possui 4 pontos: 1- Desenvolver a cultura institucional de sustentabilidade; 2- Envolver todas as dimensões, setores e atores da Uema na inclusão da Agenda 2030 e dos 17 ODS; 3-Elaborar propostas de colaboração com a sociedade para solucionar problemas; 4- Criar ações estratégicas para adotar os ODS na Uema, enfrentar a pobreza e solucionar os desafios do desenvolvimento sustentável.

Por: Karla Almeida/Emanuel Pereira