Alunas nota 10 na redação do PAES 2023 dão dicas para alcançar nota máxima no vestibular

Por em 17 de abril de 2023

Conquistando a sonhada vaga no Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão – Campus Caxias, a maranhense Giovana Avelar, de 18 anos, foi uma das candidatas do PAES 2023 que alcançou nota 10 na redação. Dedicada aos estudos, a jovem passou boa parte de sua vida estudando em uma escola da rede pública de ensino.

Sobre o tema “A literatura de ficção é fonte para o entendimento da realidade?”, Giovana escreveu uma dissertação avaliada como exemplar pela banca do exame. De acordo com a jovem, durante o processo de preparação para a prova, alinhava os estudos na sala de aula do cursinho com audiolivros enquanto voltava para casa de ônibus.

“Eu ouvia podcasts e audiolivros enquanto estava no ônibus, indo e voltando do cursinho. Desse jeito, eu conseguia desenvolver meu repertório enquanto fazia outras coisas! Acho que, muitas vezes, a gente até sabe escrever dentro da estrutura necessária pras redações, mas a falta de repertório nos prejudica”, revelou Giovana.

Incentivada pela família em cursar Medicina, Giovana sempre se interessou pela área da neurologia. No entanto, a estudante decidiu ingressar em Psicologia, mas desistiu da graduação e iniciou intensos estudos apenas três meses antes da prova.

“Quando eu era criança, eu dizia que queria ser escritora, ilustradora e neurocirurgiã. Desse jeito eu poderia escrever meu próprio livro sobre neurologia e ilustrar ele sozinha. Depois de um tempo, comecei a achar que não era capaz de ser médica, porque seria muito difícil passar em medicina e completar o curso, mas eu sempre me interessei pelo cérebro humano, seja em termos anatômicos ou se tratando da mente humana. Então, decidi cursar Psicologia. Logo após, fui incentivada pela minha família e criei coragem pra largar o curso e me arriscar nos estudos para Medicina”, disse Giovana.

Outro método, mesmo resultado

Em meio à intensa rotina de ensino médio, Mariana Coelho de Sá, de apenas 17 anos, conquistou a tão sonhada nota 10 na redação do PAES 2023, da Universidade Estadual do Maranhão. Considerado uma grande conquista entre os estudantes, somente dez alunos conseguiram alcançar o feito no processo seletivo.

Estudando sozinha no turno da manhã e noite, Mariana mergulhava nas escritas semanais de redação. De acordo com a jovem estudante, foram cerca de 40 textos ao longo do ano.

“Eu estudava todos os dias e tentava fazer, no mínimo, uma redação por semana. Fiz o PAES no primeiro semestre, mas infelizmente não passei no quádruplo de vagas, no entanto, me ajudou a conhecer o estilo da prova”, disse a estudante.

Para além da coesão do texto, a redação do PAES ainda requer que o estudante traga referências. Dessa forma, possuindo amor pela leitura, Mariana conseguiu uma brecha para explorar autores como Marina Colasanti, George Orwell e Jk Rowling.

Segundo a aluna que passou em Direito, ter uma rotina de estudos consistente, estar sempre treinando as redações, praticar a leitura, ter um bom repertório sociocultural e analisar outras redações nota 10 são fundamentais para alcançar essa realização.

“Sempre fui muito atenta às aulas de redação e tentava aplicar as dicas dos meus professores, o fato de eu amar o mundo dos livros me ajudou na escrita e repertório”, ressaltou Mariana.

Leia aqui a redação de Mariana:

Por: Stella Gonçalves