UEMA realiza colação de grau de 83 alunos em seis cursos no Campus Santa Inês


Por em 23 de março de 2023



A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realizou nesta quarta-feira (22), a colação de grau do Campus Santa Inês, que concedeu a outorga de grau para 83 profissionais dos cursos de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, Pedagogia Licenciatura, Enfermagem Bacharelado e dos cursos de Administração Pública Bacharelado, Pedagogia Licenciatura e Geografia Licenciatura pelo Núcleo de Tecnologias para a Educação, UemaNet.

                                   

O Diretor do Campus de Santa Inês, o professor Marcelo Henrique de Vasconcelos Mourão, descreve as melhorias que tem em vista para seu primeiro mandato como diretor de campus.

“O Campus de Santa Inês já tem 25 anos, entre dentre anos de trajetória, o Curso de Enfermagem fez 20 anos agora esse ano, então para nós é gratificante formar cada vez mais turmas. Além disso com os programas especiais que temos como o ProEtnos, Pronatec, UemaNet, Programa Ensinar, e o que mais queremos com tudo isso é trabalhar com a visibilidade do nosso Campus para que ele seja cada vez mais conhecido dentro da cidade quanto dos municípios que os cercam. Queremos também nos expandir para tentar trazer novos cursos, como talvez mestrado, que é muito interessante para essa região, tendo em vista que a maioria dos profissionais que moram na cidade e atuam no mercado de trabalho são egressos da Universidade Estadual no Campus Santa Inês”, explica o diretor.

Em seu discurso durante a solenidade, o Vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, o professor Paulo Catunda, destaca a importância da diversidade encontrada entre os alunos do Campus de Santa Inês e a importância econômica da cidade para sua região e o Estado.

“Estou emocionado com esse auditório lotado, repleto de alunos que futuramente serão nossos colegas de trabalho, com suas famílias e muita diversidade e pluralidade e isso é o que é a Universidade, que nos deixa imensamente feliz. Vemos em porcentagem este ano que 76% dos nossos alunos são provenientes de escola pública, o que significa que nós estamos oportunizando as pessoas a galgar seus sonhos, a chegar onde devem chegar”, comenta o professor. 

                                   

“Santa Inês tem hoje 90 mil habitantes, onde sua área de atuação reflete para um raio de quase 200 km em seu entorno, onde vemos que o Campus abraça alunos vindos dos municípios de Pindaré Mirim, Pio XII, Santa Luzia, Bela Vista, Igarapé do Meio, Bom Jardim, e é por isso que a gente aposta no crescimento do Campus de Santa Inês, pela grandeza da cidade como um polo regional de educação, onde encontramos não só a Universidade Estadual do Maranhão como instituição de ensino superior aqui, mas outras instituições, isso para o nosso Estado é fundamental, criar novos profissionais qualificados para realizarem seus sonhos perto de onde nasceram para levar toda essa sua bagagem para sua cidade natal”, finaliza o Vice-reitor.

A formanda Larissa Teixeira detalha a jornada pela formação superior ao lado dos colegas de turma como fundamental para o crescimento profissional como agora uma enfermeira no mercado de trabalho.

                                   

“Minha jornada aqui na UEMA como estudante de Enfermagem e agora profissional formada foi uma jornada muito gratificante, tanto pelo compromisso dos professores, coordenação, que sempre tentou fazer o melhor para nós estudantes para que pudéssemos ter o melhor desenvolvimento ao longo do curso. Além de tudo isso, estar me formando com os meus amigos e companheiros de curso é algo especial já que passamos pelas mesmas dificuldades durante o curso, onde passamos os últimos cinco anos convivendo e travando as mesmas batalhas com os trabalhos acadêmicos apresentações, provas, para que no final a gente possa sair daqui dando orgulho para nossas famílias como profissionais de qualidade formados pela Universidade Estadual do Maranhão”, conta Larissa.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens