UEMA firma acordo de cooperação técnica com a Academia Maranhense de Ciências

Por em 16 de março de 2023

(Foto: Anne Cascaes)

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales, formalizou, na manhã desta quinta-feira (16), um acordo de cooperação técnica com a Academia Maranhense de Ciências (AMC), que tem como missão incentivar a conexão entre instituições de ensino.Além do reitor Walter Canales e do vice-reitor Paulo Catunda, também estiveram presentes na reunião o presidente da AMC prof. Henrique Mariano Costa do Amaral, a vice-presidente da AMC profa. Francisca Neide Costa, outros membros da academia, além de representantes de pró-reitorias e superintendências da UEMA.

“É sempre importante que todas as universidades estejam congregadas com a Academia, pois ela é hoje um instituto de ciência e tecnologia e pode colaborar com empresas, com órgãos estaduais, com professores das universidades, então é mais um ente em prol da ciência e tecnologia e nós, como universidade estadual, temos que estar sempre presentes, apoiando essa iniciativa”, ressaltou o reitor da UEMA, Walter Canales.

(Foto: Anne Cascaes)Na oportunidade, o presidente da AMC destacou que “a função básica da AMC é incentivar a discussão sobre Ciência. Discutir temas de relevância científica e interesse da sociedade, por meio de encontros e conferências, realizados a partir da colaborações de Universidades, Instituições de Ensino e Fomento para o desenvolvimento da Ciência. Portanto, estamos aqui para uma aproximação com a Universidade, no intuito de sermos parceiros”.A AMC foi criada, em 2008, pela FAPEMA, com intuito de reunir professores e pesquisadores que tenham produção científica de relevância no meio acadêmico maranhense. Entres os objetivos da AMC está o de contribuir na elaboração e implantação de grandes projetos como a interação universidade-empresa, inovação tecnológica, qualificação do ensino, ensino profissionalizante e fixação de pesquisadores.“É um orgulho receber a Academia na Uema, uma Academia tão respeitada no Maranhão e que já possui vários professores da Uema. É importante, inclusive, incentivar que cada vez mais professores da universidade se interessem em se tornar membros da Academia”, ressaltou Paulo Catunda, vice-reitor da UEMA.Por isso, durante a reunião, foi destacado o processo seletivo para novos membros da AMC, que já possui 43 membros. Até o dia 31 de março, estarão abertas as inscrições do processo seletivo na sede da AMC, no bairro Bacanga em São Luís. Veja o edital clicando aqui. “A Academia é muito importante para congregar professores das mais diversas áreas de conhecimentos. Quanto mais pessoas de diferentes conhecimentos, melhores vão ser ser as discussões sobre a ciência para o Estado do Maranhão. Melhores serão os diagnósticos e avanços sobre a ciência em nosso estado”, explicou Francisca Neide, professora da UEMA e uma das fundadoras da AMC.

Por: Lucas Vieira