UEMA Campus Bacabal realiza colação de grau para 143 alunos nesta quinta-feira (23)

Por em 24 de março de 2023

Com mais de 10.00 profissionais entregues ao mercado de trabalho na cidade, a Universidade Estadual do Maranhão realizou no Campus Bacabal nesta quinta-feira (23), a colação de grau para os alunos dos cursos de Matemática Licenciatura, Enfermagem Bacharelado, Direito Bacharelado, Letras Licenciatura em Línguas Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Administração Bacharelado, Pedagogia Licenciatura, e dos cursos Administração Pública Bacharelado, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, Música Licenciatura, Pedagogia Licenciatura pelo Núcleo de Tecnologias para a Educação UemaNet.

A Diretora do Campus UEMA Bacabal, a professora Rose Mary Soares Ribeiro, comenta sobre o que deseja aos alunos que estão sendo entregues ao mercado de trabalho após uma jornada de sucesso pela Universidade Estadual do Maranhão.

“Desejamos para esses alunos todo o sucesso do mundo, que eles possam trilhar uma carreira profissional brilhante porque eles estão preparados para isso, todos os professores que aqui estão no corpo docente são qualificados para fazer com que eles tenham o melhor desempenho profissional no mercado de trabalho”, descreve a diretora.

“No nosso quadro de 60 professores efetivos e ao todo somando-se 115 professores com os substitutos e todos esses profissionais trabalham de forma comprometida para fazer valer o conceito cinco que é a nossa universidade recebeu agora em 2022 que é o conceito máximo. Bacabal quer ser um campus referência também como tantos outros. É para isso que a UEMA trabalha para fazer um ensino forte, pesquisa forte, extensão forte, assim como o quarto pilar hoje do ensino superior que é inovação”, finaliza Rose Mary.

Durante seu discurso, o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, o professor Walter Canales prestou uma homenagem à aluna Cremilda de Oliveira, formanda do curso de Licenciatura em Música, que já está em sua segunda graduação ao longo de vários anos atuando ainda na primeira formação escolhida.

“Um grande exemplo de que parar de estudar, não pode ser mais apenas fruto de nossas mentes, nós temos hoje aqui presente a aluna Cremilda Oliveira, que eu gostaria que se apresentasse aqui, gostaria de lhe dar os parabéns. Receba nossa salva de palmas, soube que é sua segunda graduação, você é formada em Letras e agora em Música, e hoje mostrou aqui para todos esses jovens que a força do estudo está dentro de você e não deve parar”, comenta o Reitor.

“Diferente do que ocorria aos sessenta, setenta anos atrás, onde uma graduação só era suficiente para que você tivesse uma vida tranquila, uma vida no mercado de trabalho, uma vida financeiramente resolvida, a partir de trinta anos atrás isso começa a mudar um pouco. Já as pessoas que adentravam a Universidade já se preocupavam com uma segunda graduação porque o mercado de trabalho começava também a ficar mais concorrido, o conhecimento começava a ser difundido e precisamos sempre inovar, levando o exemplo da nossa colega Cremilda de Oliveira.

Entre os alunos que assim como Cremilda também marcaram a outorga de grau do Campus de Bacabal desta quinta-feira (23), recebendo seu segundo diploma, temos o aluno e professor Odgley Quixaba Vieira que é Professor Assistente do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado da UEMA – Campus Bacabal e se formou hoje em Direito Bacharelado.

“É um sonho fruto de trajetórias de vida, né? Formar digamos assim que um cidadão melhor sendo um operador do Direito. E escolhi a UEMA porque é na minha casa, a minha formação inicial aconteceu aqui, sou professor da casa, do curso ciências biológicas e agora estou concluindo essa minha segunda graduação  com muita satisfação e sabendo que eu fiz a melhor escolha pela nossa Universidade”, conta Odgley.

“Como aluno e professor posso dizer que foi uma jornada um pouco complicada, já que tive que conciliar o trabalho com estudo, mas é uma satisfação muito grande saber que eu cheguei nessa última fase e acabei finalizando esse ciclo. E como orador da turma, como é que te sente tendo escolhido pra poder representar toda é uma honra fazer parte, na verdade é uma honra representar os meus amigos colegas formandos nesse momento tão especial”, finaliza.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho