Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde realiza aula inaugural com 10ª turma no Campus Caxias

Por em 24 de março de 2023

Na quarta, 22 de março, foi realizada, na sala de Mestrado, a aula inaugural com a 10ª turma do PPGBAS (Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) do Campus Caxias, coordenado pelo Prof. Dr. Flávio Kulaif Ubaid. A equipe da PPG (Pró – Reitoria de Pesquisa e Pós – Graduação) esteve presente.

O Prof. Dr. Marcelo Cheche, Pró-Reitor de Pesquisa e Graduação da UEMA, disse: “A CAPES e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) foram criados nos anos 50 para desenvolver pesquisas no Brasil. Até hoje, grande parte dos recursos que chegam pra nós vem deles. Nos anos 90 começamos a ter um sistema nacional de pós-graduação. O conjunto de regras que conhecemos hoje faz parte de uma rotinização do trabalho acadêmico no Brasil. Até então, não havia um órgão fiscalizador das dissertações e teses”, explicou.

Ele prosseguiu, dizendo que houve uma concentração de pesquisas e formação de doutores na região sudeste. Posteriormente, com a grande concentração de profissionais, houve um movimento natural de migração para outras regiões do país. Segundo o Prof. Marcelo, a UEMA, atualmente, forma 10 doutores por ano, possui 16 cursos de Mestrado e 5 de Doutorado. Até 2015 todos eles tinham nota 3. Hoje 4 cursos possuem nota 5 e isso é uma motivação para começar a pensar em cursos de excelência (notas 6 e 7). Além disso, quatro cursos subiram da nota 3 para a 4, podendo tentar o doutorado, como o PPGBAS do Campus Caxias. Entre os desafios de uma universidade está expandir, fortalecer e interiorizar as atividades.

O coordenador do PPGBAS, Prof. Dr. Flávio Kulaif Ubaid, reafirma a importância da presença da equipe da Pró – Reitoria de Pesquisa da UEMA no Campus de Caxias nesse momento de recepção dos novos alunos da 10ª turma de mestrado: “A aula inaugural é sempre um momento importante para os alunos ingressos no PPGBAS, onde buscamos apresentar a estrutura de funcionamento do programa, a grade curricular, o perfil dos docentes e demais informações pertinentes para o melhor aproveitamento dessa etapa acadêmica. Este ano contamos com a presença do Pró – Reitor de Pesquisa e Pós – Graduação da UEMA, Prof. Dr. Marcelo Cheche que, juntamente com sua equipe, deu boas – vindas à nova turma e apresentou um panorama geral das assimetrias e desigualdades históricas no Brasil, fazendo um paralelo com a realidade local”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira