Pesquisadores do Hospital Veterinário da UEMA realizam estudo sobre Leptospirose na Ilha de São Luís


Por em 10 de março de 2023



                                           

Um importante estudo desenvolvido no Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) atesta a incidência de Cães e Gatos contaminados por Leptospirose, principalmente nos períodos chuvosos, na Ilha de São Luís.

O estudo, que tem a coordenação da professora Lenka de Morais Lacerda, do departamento de Patologia, do Curso de Medicina Veterinária da UEMA, conta com a participação do co-autor do projeto, Hamilton Santos, da aluna bolsista, Anny Gabrielly e do aluno voluntário, Marcos Lacerda.

A leptospirose é uma doença infecciosa, com sintomas de mucosas amareladas (icterícia), vômito, febre, urina concentrada, apatia e falta de apetite. É potencialmente grave, causada por uma bactéria chamada Leptospira. Embora seja considerada uma zoonose, ou seja, uma doença de animais, essa infecção afeta também o homem, que se contamina, sobretudo, por meio do contato com a urina ou sangue de animais infectados. 

                                           

Conforme explica a professora Lenka, a pesquisa faz parte de um estudo de rotina clínica do HVU da UEMA. “A orientação é que os proprietários   busquem um médico veterinário capacitado para o diagnóstico e o tratamento que o animal precisa. Além disso, devem estar atentos para as recomendações, principalmente com relação aos cuidados e condições sanitárias do meio ambiente em que vivem esses animais”, esclarece. 

Na visão da aluna Anny Gabrielly, o importante nesse trabalho é conscientizar o tutor de que o animal afetado precisa de atenção e tratamento de forma correta. “A doença é uma zoonose, uma patologia que pode ser passada para o ser humano”, afirma a estudante do 7º período de veterinária.

Os roedores são os portadores definitivos, infectam-se, mas não desenvolvem a doença e tornam-se disseminadores da bactéria no meio ambiente, através da urina, contaminando o solo e alimentos, atuando como fonte imediata de infecção. 

Por: Alcindo Barros 



Últimas Postagens