Os 55 anos e a concepção de docência que sustenta o Campus Caxias desde a sua criação

Por em 9 de março de 2023

Criada em fevereiro do ano de 1968, a Faculdade de Formação de Professores do Ensino Médio (FFPEM), hoje Campus Caxias, vem ao longo dos anos contribuindo na formação docente de profissionais na área da educação em todo o Maranhão e em especial na região leste maranhense, e nos últimos 18 anos têm contribuído para a formação na área da saúde.

Caxias desponta no campo da formação profissional, buscando atender ao que propunha o novo contexto da época, evocado pela Lei 5692/71, em que advogava à profissionalização do então ensino secundário, na tentativa de unificar os antigos ensino primário e médio, eliminando as diferenças entre os ramos secundário – agrícola, industrial, comercial e normal.

Para essa formação, o Governo do Estado do Maranhão celebrou convênio com a Faculdade de Filosofia, Ciências, Letras e História – FFCLH da USP (Universidade de São Paulo), na perspectiva de formar recursos humanos para atender ao novo paradigma educacional que estaria a vigorar a partir daquele momento. Importante destacar que a/os docentes da FFCLH vieram ministrar aulas nas primeiras turmas dos cursos de Estudos Sociais, Ciências Físicas e Naturais e Letras.

Na tese intitulada “Caminhos cruzados: o percurso trilhado pelas mulheres caxienses no Curso de Ciências Físicas e Naturais da Faculdade de Formação de Professores do Ensino Médio e a missão uspiana em Caxias, Maranhão” (as professoras Edmee Leite, Maria das Graças Rocha e Maria das Graças Bezerra fizeram parte da pesquisa acima descrita), a Profa. Dra. Elizete Santos discute o processo de formação construído pelos/as docentes da FFCLH no Curso de Ciências Físicas e Naturais.

A professora Elizete, Diretora do Curso de Ciências Sociais, falou: “As abordagens teórico-metodológicas potenciaram cada acadêmica/o a compreender as matizes do processo indissociável entre ensino, pesquisa e extensão. A tese apresenta ainda as cartas – relatórios produzidos pelos/as docentes da USP. Compreendidas como um diário de campo, as cartas têm um caráter pedagógico, pois direcionam metodologicamente as rotinas assim como as providências e necessidades tomadas para o bom funcionamento do curso”, explica.

Esse caráter pedagógico foi um dispositivo observado nas várias Cartas-Relatórios enviadas pelos docentes à Secretaria de Estado da Educação e à coordenação da FFCLH/USP, com o objetivo de solicitar e informar as reais situações vividas por cada equipe de docentes que vinha. Em entrevista com a professora Sílvia Carvalho, ela destaca essa compreensão quando diz: “Os professores da USP nos colocavam em sala de aula essa questão do sentimento de pertencer. Eles fomentavam nos alunos esse sentimento de pertencimento e mostravam o que a faculdade poderia ser para nós, para a cidade. Eles vieram com o espírito acadêmico, eram pesquisadores”. (Entrevista concedida em julho de 2016).

Em meio a todo um trabalho pedagógico de riquíssimo trato, as questões particulares, familiares e estruturais não se configuravam um impeditivo para essa turma, pois a garra e o foco fizeram – a/os determinantes nos estudos. Essa compreensão encontrou no relato de Maria das Graças Nunes Rocha: “Esses professores doutores influenciaram muito o nosso viver. Muitas das vezes ministravam aulas com seus próprios livros. Apresentavam-nos e davam suas aulas. Era um curso muito difícil, em razão disso, ministravam cursos intensivos para compreendermos melhor a matéria. Era um curso bom e não tinha hora para terminar, mas também muito difícil, pois, particularmente, conciliava estudo com trabalho e família, pois na época tinha duas filhas ainda crianças. Todos os dias subiam e desciam o morro e nos fins de semana estudo em grupo para darmos conta do curso. Gostávamos muito das aulas e pelo compromisso mesmo de aprender”. [..]. (Entrevista concedida em julho de 2016).

A concepção de docência do CESC UEMA, agora UEMA Campus Caxias, vem ao longo das cinco décadas sendo seu mote de equilíbrio na formação para atender com qualidade as/os docentes de todo o Maranhão. Seja na valorização e fundamentação das abordagens teórico-metodológicas nos diversos cursos oferecidos, seja na formação de pesquisadores/as em nível de mestrado.

O Campus Caxias, através do Departamento de Ciências Sociais, tem 1 Dissertação de mestrado, 1 tese e está em processo de construção mais uma tese em que historiciza o caminhar do hoje Campus Caxias ao longo desses anos. Inicialmente tivemos a dissertação do professor Roldão Ribeiro Barbosa intitulada “Da Faculdade de Formação de Professores ao Centro de Estudos Superiores: uma história da instalação e consolidação do ensino superior em Caxias (1968-1994)”.

Posteriormente, a tese da professora Elizete Santos e, nos dias atuais, a Profa. Rosane Lopes e Silva está na construção de sua tese a respeito do processo de Plenificação dos cursos do Campus Caxias. “Celebramos esses 55 anos com muita alegria, dedicação e carinho por tudo que o Campus Caxias tem proporcionado para o desenvolvimento do Estado do Maranhão”, finaliza a professora Elizete.

Por: Emanuel Pereira