Lançamento do Programa São Luís Saudável – Polo UEMA é realizado nessa quinta-feira (23)

Por em 24 de março de 2023

Com o objetivo de promover o bem estar físico, mental e social de idosos por meio da atividade física, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), em parceria com a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer, lançou o Programa São Luís Saudável- polo UEMA, nessa quinta-feira (23), sendo destinados aos idosos da Universidade Aberta Intergeracional (UNABI).

O tema do evento “Atividade Física para uma Vida Saudável” orienta e estimula a prática da atividade física para a pessoa idosa minimizando os fatores de riscos a saúde dessa população e favorecendo uma melhor autonomia e independência.

Para o vice-reitor da UEMA, Paulo Catunda, é emocionante falar da Unabi, tendo em vista que o programa exerce, também, a função de levar a UEMA para além dos muros.

“A UNABI é o ponto mais forte da Universidade em atender a sociedade. Eu tenho muito carinho pelo programa que cresceu tanto e deu frutos, como por exemplo, a UEMA 60+, um vestibular voltado exclusivamente para o público da melhor idade. Além disso, temos o Coral da UNABI, que é um remédio sem efeito colateral e uma conquista do programa”, disse o vice-reitor Paulo Catunda.

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, comenta sobre a grandeza da UEMA em praticar a inclusão em todos os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão.

“Eu aprendi que uma Universidade só é Universidade quando ela transforma a vida das pessoas e eu acredito nessa UEMA forte, que tem transformado a vida de tanta gente e que vai ajudar os idosos a chegar nos 80, 90 anos de forma saudável”, enfatizou.

De acordo com Arnaldo Murad, secretário adjunto da SEMDEL, esse é um momento de grande importância para a prefeitura e UEMA.

“Nós vamos estender os polos e atendimento das comunidades em São Luís. O idoso precisa de oportunidades de espaços para que eles possam fazer as atividades físicas. Então, a UEMA está dando essa oportunidade para que eles possam praticar os exercícios de forma saudável”, disse Arnaldo Murad.

Por: Stella Gonçalves