Curso de Letras do Campus Balsas lança livro que discute propostas para uma educação antirracista

Por em 29 de março de 2023

É com entusiasmo e paixão pela profissão, que a professora Ana Patrícia Sá Martins produziu juntamente com os alunos do curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – Campus Balsas, na disciplina de Literatura Africana, o volume II do livro “Descobrindo a Literatura Afro para além da escola” que traduz um caminho de luta e resiliência da pesquisadora que tem se encontrado com a África que há dentro de si.

A obra consolida um verdadeiro exercício pedagógico decolonial e emancipador que permite um encontro com as (re)existências de alunos e autores que trouxeram as suas vozes, representações e vivências com o ensino de Literatura na sala de aula, sobretudo, um diagnóstico da carência de um ensino da Literatura Africana e Afro-brasileira.

Cada capítulo aborda experiências do estágio supervisionado oferecendo uma contextualização das situações e discussões pontuais da educação étnico-racial e antirracista no contexto de algumas escolas no município de Balsas.

O livro foi lançado pela editora UEMA e está disponível gratuitamente no site. Acesso o link AQUI!

Por: Karla Almeida