Conheça o projeto que mistura ginástica com cultura maranhense na UEMA em São João dos Patos

Por em 16 de março de 2023

Foto: Valdiney Santos

Um projeto de extensão tem chamado atenção na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no campus São João dos Patos. Trata-se da iniciativa “Danças maranhenses e Ginástica para Todos: Diálogos Possíveis na Extensão Universitária”, idealizada pela profa. Dra. Regina Célia Vilanova Campelo e executada em parceria com o aluno Valdiney Santos, do curso de educação física da UEMA.

A proposta do projeto é que, por meio de vivências gímnicas, oferecer para crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade externa tenham um espaço de prática de dança e ginástica voltada para o lazer por meio da ginástica, trazendo elementos da cultura maranhense, como o bumba-meu-boi, por exemplo, proporcionando uma vida saudável e bem-estar para os participantes.

Também é objetivo do projeto oportunizar aos acadêmicos de Educação Física da UEMA um espaço para participar de atuação docente supervisionada, contribuir para a formação inicial e continuada dos participantes, ampliando seus conhecimentos sobre dessa manifestação em diversos contextos de sua atuação profissional, além de ser um espaço de prática esportiva e de educação, saúde e lazer.

De acordo com a profa. Dra. Regina, o projeto surgiu como uma forma de manter viva a cultura maranhense e trazer as pessoas para mais perto da prática da ginástica.

“Vimos a necessidade dos nossos alunos e a comunidade de conhecer um pouco mais sobre a ginástica para todos , nela a gente utiliza diferentes elementos da ginástica mas também o folclore, jogos e brincadeiras”, afirmou ela.

Para Valdiney, que executa o projeto, fazer parte dele é a realização de um sonho. “Esse é um projeto que sempre tive muita vontade em executar, pela paixão que tenho pela cultura maranhenses e por suas danças, então juntamente com minha orientadora elaboramos esse projeto e assim colocamos em prática, e estamos vivendo, conhecendo, a cultura maranhense, seus costumes e crenças através de suas danças”, disse o estudante.

Por: João Gabriel Costa